
Silvia Chimello
A indefinição sobre o futuro da rotatória Kazuo Kimura, conhecida como “rotatória do Habib’s”, no bairro Nova Mogilar, em Mogi das Cruzes, persiste. As obras, iniciadas em julho de 2024 com previsão de seis meses para conclusão e investimento de R$ 5,9 milhões, estão suspensas desde janeiro de 2025. A paralisação ocorreu após a atual gestão identificar a ausência de projetos de reforço de drenagem do córrego Lavapés, que passa sob o local.
O projeto, que previa a substituição da rotatória por um novo anel viário para melhorar o fluxo de veículos, contava com um investimento estimado de R$ 6 milhões. As obras chegaram a ser iniciadas pelo ex-prefeito Caio Cunha (Podemos) com a instalação de tapumes e intervenções preliminares em 2024, mas foram suspensas em janeiro deste ano pela nova gestão.
Sobre o projeto viário naquela região da rotatória, a gestão informou que a rotatória faz parte de um estudo mais amplo de mobilidade urbana no Centro Expandido da cidade. Segundo a nota enviada pela Prefeitura, “não se pode falar de soluções isoladas quando o assunto é mobilidade urbana”, e por isso a decisão sobre a rotatória Kazuo Kimura está inserida em um conjunto de análises técnicas que envolvem outras obras e mudanças previstas para o sistema viário de Mogi das Cruzes.
Entre os desdobramentos citados pela administração municipal estão a concessão da Linha 11-Coral da CPTM à iniciativa privada, que trará reformas em estações e a construção de viadutos, além da retomada das obras do Corredor Nordeste e o início do projeto Integra Mogi, com a duplicação da avenida Pedro Romero. Também foi mencionada a elaboração de um estudo de mobilidade para a região central, que sofre com o estrangulamento viário.
A Prefeitura não respondeu diretamente se a rotatória será mantida ou retirada, nem informou prazos para a conclusão dos estudos ou início de eventuais obras no local. O secretário municipal de Obras, Nilmar de Cássia Ferreira, ainda não se posicionou publicamente sobre a proposta anunciada pela gestão anterior.
Enquanto o futuro da rotatória permanece indefinido, motoristas que são obrigados a passar pelo local diariamente seguem convivendo com um ponto crítico de congestionamento, especialmente para quem vem de César de Souza sentido Centro da Cidade. A expectativa é que os resultados dos estudos técnicos sejam divulgados “em breve”, segundo a Prefeitura.
Leia também:
- Rotatória do Habib’s será mantida por enquanto, mas projeto segue em análise pela Prefeitura de Mogi
- Prefeitura de Mogi não confirma continuidade das obras de retirada da rotatória Kazuo Kimura