
Silvia Chimello
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Natal, em Mogi das Cruzes, registrou um caso de furto de fios neste último fim de semana, o que deixou a unidade sem energia elétrica por todo o período.
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a ocorrência só foi identificada na manhã desta segunda-feira (15/12), quando a equipe chegou à unidade para o início do expediente. O fornecimento de energia já foi restabelecido e, de acordo com a administração municipal, o atendimento aos pacientes não chegou a ser prejudicado.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que cerca de 800 doses de vacinas de diferentes tipos apresentaram alteração de temperatura e, por esse motivo, foram interditadas de forma preventiva. A medida segue as normas do Programa Nacional de Imunizações, que determinam a suspensão do uso de imunizantes sempre que há comprometimento da cadeia de refrigeração.
A Prefeitura informou ainda que o caso foi notificado à Secretaria de Estado da Saúde, responsável por avaliar a viabilidade de aproveitamento das doses. Paralelamente, a UBS deverá solicitar um novo estoque de vacinas, que será encaminhado pela Vigilância Epidemiológica.
Em relação às insulinas, a Secretaria de Saúde de Mogi explicou que 1.050 canetas foram remanejadas para o Centro de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), onde passarão por avaliação técnica para verificar a possibilidade de uso.
Até o momento, segundo a administração municipal, ainda não é possível mensurar o número exato de doses que poderão ser descartadas nem o prejuízo financeiro causado pela ocorrência.















