Print de denúncia de funcionário comissionado

Funcionários comissionados de Mogi relatam ameaças caso não trabalhem para reeleger Caio Cunha

Funcionários comissionados da Prefeitura de Mogi das Cruzes procuraram o advogado Marco Soares para relatar ameaças e perseguições, caso se recusem a trabalhar em prol da campanha do candidato à reeleição Caio Cunha e seu vice, Joel Chen. Segundo eles, a coordenação da campanha do prefeito, bem como secretários municipais, diretores e adjuntos, os obrigam a serem cabos eleitorais sob forte ´terrorismo` e abuso de poder. Soares adiantou para a reportagem da Vanguarda que irá tomar uma providência jurídica contra os candidatos.

Um das muitas mensagens que o advogado recebeu fala que Caio e Chen exigem e acuam os subordinados em cargos de confiança. ´Nesta campanha política, a equipe do prefeito Caio Cunha, principalmente secretários, diretores e adjuntos, tem (sic) forçado a barra e usado muito do abuso e do famoso terrorismo`, denunciou o colaborador.

´Somos forçados a preencher formulários, se não há consequências. Formulários para sermos voluntários, participarmos das campanhas e por aí vai. Absurdamente, estes cadastros pedem nome, telefone, registro geral de funcionário, RG, CPF, cargo, secretaria a qual pertencemos e até endereço e CEP`, relatou um dos denunciantes.

Outra informação é a de que os funcionários estão sendo acuados pelos seus superiores a frequentar as reuniões de campanha de Cunha. `Eles colocam em cheque nossos cargos e gratificações. E, principalmente, nossa saúde mental e psicológica`, salientou um dos servidores.

Em uma mensagem de WhatsApp endereçada à Soares, que na última quarta-feira (11) publicou um vídeo em suas redes sociais denunciando o problema, um dos trabalhadores, que é funcionário público concursado, diz que alguns comissionados que trabalham com ele estão sendo obrigados a acordar de madrugada e a estarem às 4 horas da manhã na porta da Estação (ferroviária) de Jundiapeba para distribuírem panfletos. ´São filmados e fotografados pelos supervisores de campanha. Existe uma forma de chamada para comprovarem a hora que chegam. Eles precisam fazer uma selfie com os responsáveis pela campanha como prova`, alerta, ressaltando que, depois do expediente, os servidores ainda precisam trabalhar e, na saída da Prefeitura, têm de voltar à campanha. Tudo isso sob fortes ameaças.

´Vamos ingressar com uma ação porque essa situação não pode mais continuar. Os servidores estão sendo coagidos a participar desta campanha. Trata-se de mecanismo que ocorre de modo indireto, sob pena de haver a retirada da gratificação e/ou do cargo em comissão. Exige-se dos servidores o preenchimento de formulários do google forms, indicando até o local de votação, e diversas informações confidenciais que não deveriam ser objeto de qualquer campanha eleitoral. Além disso, além de serem obrigados a integrarem grupos de WhattsApp, tais servidores são pressionados a “voluntariem-se” na campanha, entregando folhetos nas ruas, etc, a fim de contribuir com o chefe do executivo nesta eleição. Tudo isso, é abuso do poder político e, obviamente, ilegal`, afirmou Soares, lembrando que todos devem denunciar os abusos com prints e demais provas do abuso.

A reportagem da Vanguarda procurou ouvir a Prefeitura Municipal sobre as denúncias, mas até a publicação desta matéria, não tivemos resposta do departamento de Comunicação – silêncio, aliás, que se tornou habitual nesta gestão. Caso haja um retorno de nossa demanda, atualizaremos a reportagem.

 

Publicado em: 12 de setembro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×