
Por Maria Salas
Em uma importante ação de conscientização e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, o projeto Acredita Poderosa, presidido pela policial civil Lynnah Novaes, realiza a palestra “30 Mulheres” nesta segunda-feira (24), às 9 horas, na Fraternidade Santo Agostinho, localizada no Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. O evento, que ocorre durante o mês da mulher, tem como objetivo promover a educação, orientação e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. A entrada é gratuita.
A palestra contará com a presença de um grupo de especialistas na área de violência doméstica, incluindo psicólogos, assistentes sociais e profissionais do Direito, que irão discutir temas como a Lei Maria da Penha e formas de prevenir e lidar com casos de violência no contexto familiar. Com uma programação focada em informação e apoio, o evento visa fornecer ferramentas para que as mulheres possam identificar sinais de abuso, buscar ajuda e, principalmente, entender os seus direitos.
Além das palestras, serão oferecidas orientações gratuitas aos participantes, com o intuito de proporcionar um espaço seguro e acolhedor para aquelas que enfrentam ou já enfrentaram algum tipo de violência. “As ações do Acredita Poderosa têm sido fundamentais no fortalecimento da rede de apoio às mulheres e no incentivo à autonomia e empoderamento feminino, temas que estarão em destaque durante todo o evento”, explica Lyh Novaes.
O projeto, criado há cinco anos, vem se destacando pelo seu papel social e educativo. Ele tem como missão conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção da mulher e do respeito aos seus direitos, e também atuar diretamente em comunidades onde o acesso à informação sobre violência doméstica é mais limitado. “Já fizemos cerca de 410 atendimentos nesses anos de atuação com o projeto. Graças a Deus, todos com final feliz. Tivemos mais de três mil mulheres alcançadas nas palestras e mais de cinco mil alcances nas redes sociais”, comenta a policial civil Lyh.
Fraternidade Santo Agostinho
A Fraternidade Santo Agostinho foi fundada em 1996, graças à doação de dois terrenos para a dona Lourdes Almeida, fundadora da instituição. “Antes disso, ela já realizava grandes campanhas beneficentes em seu próprio local de trabalho. As dificuldades foram muitas, porque ela morava e trabalhava em São Paulo, e os terrenos eram aqui, em Mogi”, relembra o presidente da Growth Partner Consultoria e Serviços, Washington Ramos, que assessora a Fraternidade. Hoje, a ONG, sem fins lucrativos, presta serviços à comunidade de Jundiapeba, atendendo a crianças, adolescentes e jovens, em suas três unidades (creche escola) e um projeto social, voltado para crianças de 6 anos a 17 anos.
A Fraternidade está localziada na Rua José Barreto, 951 – Jundiapeba, em Mogi das Cruzes.
Mais informações:(11) 4727-1665 e contato@fraternidadesantoagostinho.org.br
Palestra “30 Mulheres”
– Lynnah Novaes – policial civil e presidente do projeto Acredita Poderosa
– Dra. Mylena Brito Nogueira – advogada criminalista
– Dra. Raquel Caroline Rondon – advogada cível
– Dra. Sandra Simplício – psicóloga
– Fernanda Calazans – assistente Social
– Thais Manfredini – defensora pública
– Ana Paula Martins – defensora pública