Fórum LGBTQIA+ divulga balanço que aponta aumento de 165% nos casos de homofobia em Mogi das Cruzes

O Fórum Mogiano LGBT+ divulgou nesta sexta-feira (23) um levantamento, realizado pelo ativista mogiano Gustavo Don, de registros de ocorrência de crimes de homofobia e transfobia na cidade de Mogi das Cruzes nos últimos anos. Através da plataforma “”FalaSP” de ouvidoria e pedidos de informações do Governo do Estado de São Paulo, a associação solicitou a quantidade de registros de ocorrência na “Delegacia da Diversidade Online”, canal específico para registros de ocorrências de homofobia e transfobia na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, nos anos de 2021, 2022, 2023 e até o mês de Julho de 2024, na data do pedido de informações.

Segundo os dados encaminhados pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DTI/Dipol), no ano de 2021 quando foi criada a “Delegacia da Diversidade” não houve registros de ocorrências, já em 2022 houve o registro de 29 ocorrências e no ano de 2023 foram 77 ocorrências, um aumento de 165,52% comparado ao ano anterior. Neste ano de 2024, até o dia 19 de Julho já foram contabilizados 63 ocorrências de homofobia e transfobia.
Para o ativista Gustavo Don, autor do levantamento, é preciso ter políticas públicas: “Esses dados alarmantes, mostram a necessidade urgente de se ter políticas públicas voltadas ao combate a discriminação LGBTfóbica em Mogi das Cruzes. Lamentavelmente vimos poucas ações do poder público e neste ano eleitoral exigimos que as candidaturas a Prefeitura e a Câmara Municipal se posicionem sobre o que irão fazer para combater essas violências que estão registradas de forma oficial pelo Governo do Estado de São Paulo”.

Lembrou ainda sobre a subnotificação: “Apesar dos altos casos, ainda é muito pouco divulgado os meios para denunciar e registrar ocorrências. Acredito que muitas vítimas não conseguiram denunciar e precisamos estimular essas pessoas a buscar seus direitos e proteção”.

Publicado em: 30 de agosto de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×