
A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia, a partir desta quarta-feira (24), uma mobilização especial para intensificar a fiscalização contra os chamados fluxos e pancadões em diferentes regiões da cidade. A ação reúne o Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar.
As operações serão realizadas em pontos previamente mapeados pelos setores de inteligência das forças de segurança, considerados recorrentes na realização dessas aglomerações. Além da atuação presencial, também haverá monitoramento das redes sociais para identificação de eventos irregulares. A população pode colaborar com denúncias pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona 24 horas por dia.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, o período de festas de fim de ano exige atenção redobrada, já que o aumento das aglomerações costuma estar associado a outras ocorrências. De acordo com a pasta, além da perturbação do sossego, esses encontros irregulares costumam concentrar registros de crimes como tráfico de drogas, roubos e furtos, especialmente de motocicletas.
Desde o início de dezembro, a Prefeitura vem reforçando as ações de fiscalização relacionadas ao cumprimento da Lei do Silêncio e ao funcionamento irregular de estabelecimentos. As atividades fazem parte da Operação Manutenção da Ordem, que tem como objetivo impedir que bares e adegas permaneçam abertos fora do horário permitido, favorecendo pancadões e situações de desordem pública.
Entre os dias 6 e 21 de dezembro, foram realizadas 56 diligências em diferentes bairros, com fiscalização de 23 estabelecimentos comerciais. No período, foram aplicadas 15 autuações e oito notificações por desrespeito à Lei Seca, além de quatro autuações relacionadas ao uso de narguilé. Em outras 30 ocasiões, os estabelecimentos estavam fechados no momento da vistoria.
A Prefeitura reforça que denúncias sobre funcionamento irregular de comércios ou perturbação do sossego podem ser feitas pelo telefone 153, do COI.















