terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Atualmente a ponte de madeira permite passagem de um automóvel por vez e não pode receber veículos de grande porte (Foto: Divulgação PMMC)

Finalmente, a construção da nova ponte da Volta Fria deve sair do papel!

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, nesta terça-feira (18/03), o projeto de lei  de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL), que autoriza a celebração de um convênio entre a Prefeitura e o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER) para a construção da nova ponte na Estrada da Volta Fria. A obra, aguardada há anos pelos moradores, contará com investimento de R$ 27 milhões custeados pelo Governo do Estado.

A nova ponte terá pista dupla, estrutura de concreto e uma rotatória que facilitará a interligação com a Estrada Furuyama e o acesso ao município de Suzano. O projeto também prevê a demolição da atual ponte, que está em condições precárias e permite a passagem de apenas um veículo leve por vez, além da elevação do greide para melhorar a segurança no local.

Com a aprovação do projeto na Câmara, o próximo passo será a elaboração do processo licitatório pelo DER para a contratação da empresa responsável pelas obras. “Agradecemos aos vereadores pelo apoio em viabilizar essa parceria com o Governo do Estado, que trará mais segurança e mobilidade para os moradores da região”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.

A construção da nova ponte reforça a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, retomada ainda no início do mandato. Em janeiro, com apenas 15 dias de gestão, a prefeita e o vice-prefeito, Téo Cusatis, receberam em Mogi das Cruzes o superintendente do DER, Sérgio Codelo, para uma vistoria técnica na Volta Fria. Durante a visita, Codelo reafirmou o compromisso do Estado em custear a obra e apresentou o projeto aprovado.

“Esta ponte é uma reivindicação antiga da população. Com a autorização do convênio, estamos mais próximos de iniciar as obras ainda neste ano, garantindo mais segurança para motoristas e pedestres”, ressaltou o vice-prefeito Téo Cusatis.

A nova ponte complementará as melhorias realizadas na Estrada da Volta Fria, que recebeu pavimentação de 11,66 km com investimento de R$ 23 milhões do Governo do Estado, concluída em 2023. A via é um importante corredor viário que conecta a Via Perimetral à avenida Guilherme George, em Jundiapeba, facilitando o escoamento da produção agrícola e ajudando a desafogar o trânsito na região oeste de Mogi das Cruzes.

A Prefeitura busca desde 2010 viabilizar recursos para a modernização da Estrada da Volta Fria. Com a futura ponte, a expectativa é melhorar a circulação de veículos, incluindo transporte coletivo e de cargas, além de promover o desenvolvimento econômico da região.

Publicado em: 18 de março de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo