Neste domingo (20), às 9 horas, o Centro Esportivo do Bunkyo recebe as finais das Divisões AA e AAA do Campeonato de Beisebol Amador (CBA), que serão disputados entre as equipes Tomateros, de Suzano, e Koringas, de São Paulo, na Divisão AAA. No mesmo dia, também ocorre a final da Divisão AA – divisão de acesso – entre os times Sudoeste, de Ibiúna, e Highlanders, de Atibaia. A entrada é gratuita. Caso a chuva impeça a realização dos jogos, as finais serão realizadas no dia 3 de novembro.
O CBA é o principal campeonato da modalidade disputada entre adultos, reunindo 18 times divididos em duas divisões que disputam jogos em turno e returno até a definição dos finalistas em cada divisão. Atletas federados e atletas que já passaram por ligas profissionais de beisebol participam do campeonato.
Na Divisão AAA, os Tomateros bateram os Indians por 10 a 2, confirmando o favoritismo e a eficiência no ataque, além de um ótimo desempenho de seu arremessador Rafael Pimentel. Os Koringas chegam à final tendo passado pelo Brotherhood. A final da Divisão principal reunirá os dois arremessadores melhor ranqueados no montinho, Victor Sunahara, do Koringas, e Rafael Pimentel, suzanense do Tomateros, e ex-atleta da seleção brasileira de beisebol, o que colocará à prova, a capacidade dos rebatedores de ambos os times.
Já na Divisão de acesso, o Highlanders venceu o Furai Banzai, num jogo disputado pelo placar de 6 a 5, e o Sudoeste passou pelo Blue Labels por 7 a 4.
Um dos dirigentes do CBA, Vitor Rodrigues, se mostra muito satisfeito com a temporada. “Todos nós, dirigentes e organizadores do CBA, estamos muito felizes com o desempenho dos times que melhoram tecnicamente a cada temporada. A gente percebe o quão sério os times levam o jogo e o campeonato, treinando e se dedicando, e temos feito de tudo para a cada ano melhorarmos ainda mais a liga amadora”, destaca Rodrigues.
O manager geral do Bunkyo Mogi Beisebol, Juliano Abe, explica o que representa receber as finais do CBA na cidade. “É uma honra podermos sediar um campeonato tão bem organizado como é o CBA, o que mostra que colocamos a Cidade novamente na rota da modalidade. A nossa Mogi que já foi a casa de jogadores incríveis como Yan Gomes, Kleber Ojima e tantos outros, gera uma oportunidade muito legal para as nossas crianças verem ao vivo jogos de alto nível com atletas que já foram profissionais ou que representaram a seleção brasileira”, diz Abe.
O Tomateros, de Suzano, defende o título da principal Divisão e jogará com a torcida a seu favor. “A retomada do beisebol em Mogi teve a contribuição e ajuda dos integrantes do Tomateros. Vários atletas do time doaram seu tempo para nos auxiliar na reestruturação e até nos eventos de arrecadação. O time doou bolas, tacos, capacetes e certamente terá, como em 2023, a torcida do Bunkyo Mogi”, acrescenta Juliano Abe.
O Centro Esportivo do Bunkyo está localizado na Avenida Japão, 5.919, no bairro da Porteira Preta.