Os devotos de Santa Teresinha do Menino Jesus da Santa Face estão em festa em louvor à padroeira das missões. A santa católica, também conhecida como a Santa das Rosas, é comemorada no dia 1 de outubro. Em Mogi das Cruzes, várias comunidades iniciam, a partir deste sábado (21), a celebração, que simboliza amor, simplicidade e devoção, com missas e quermesses.
A festividade se torna um momento de renovação espiritual, onde os devotos encontram conforto e esperança, fortalecendo sua fé e suas comunidades.
Na Comunidade Santa Teresinha, na Vila Natal, que pertence a paróquia Nossa Senhora do Carmo, sob o tema “Derramarei uma chuva de rosas”, serão dez dias de um retiro espiritual, preparando o coração dos fiéis para a Solenidade de Santa Teresinha, no dia 1 de outubro e também para a visita das relíquias de Santa Teresinha, que será realizada no dia 9 de outubro, às 12 horas, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Durante toda a tarde, até às 18 horas, as relíquias ficarão expostas para a veneração dos fiéis.
A novena começa neste sábado (21), às 18 horas, com missa presidida pelo Frei Tiago Cruz, e vai até a próxima segunda-feira (30), com missa presidida pelo Frei Alan Fábio. No domingo (22), a missa também será às 18 horas. Durante a semana, a celebração acontece às 19h30. Nesses dias de missas, haverá a reza do terço meia hora antes. Já no dia 1 de outubro, Dia de Santa Teresinha, às 7 horas os devotos se reúnem para a reza do terço, seguida da missa, às 7h30. E à noite, o terço será às 19 horas, com missa às 19h30.
A quermesse ocorrerá nos dias 21, 22, 27, 28, 29 e 30 de setembro, e no dia 1 de outubro.
A Comunidade está localizada na Rua dos Vicentinos, 1.141. Acompanhe a programação por meio das redes sociais: Facebook (https://www.facebook.com/comunidadesantateresinhamogidascruzes) e Instragram (@santateresinha.mogi).
No Bairro do Capixinga, na Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, que pertence à área pastoral Nossa Senhora das Graças, a programação é a partir deste domingo (22), com o início da novena, que se estenderá até o dia 1 de outubro. No domingo (22), o padre Monsenhor Antônio Robson abre a programação, às 10 horas. A temática da festa é “Santa Teresinha nos convida a colher flores e distribuir amor”. De 23 a 27 de setembro, a missa da novena terá início às 20 horas, com um padre celebrante por noite. No sábado (28) e no domingo (29), a missa será, respectivamente, às 18 horas e 10 horas. No dia 30 de setembro e dia 1 de outubro, Solenidade da Padroeira, a missa volta para às 20 horas. Todas as celebrações serão animadas por um músico.
A parte social também acontece na festividade do Capixinga. Nos dois domingos, dias 22 e 29, haverá almoço. No primeiro, será vendido afogado e no segundo será galinhada. Durante a semana, sempre depois das missas, serão vendidos quitutes típicos nas barracas que serão expostas no salão da Comunidade.
A Comunidade está localizada na Estrada Municipal do Capixinga (Cx 35), no Bairro do Capixinga.
Acompanhe a programação por meio do Facebook (https://www.facebook.com/santaterezinha.comunidadcapixinga).