Neste sábado (23), o Cineteatro Wilma Bentivegna foi palco da estreia do curta-metragem “Prova Final”, uma produção dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Alfredo Roberto, localizada no bairro Casa Branca, em Suzano. A exibição, que emocionou pais, professores e a própria equipe de produção jovem, marca o encerramento de um projeto da Oficina de Cinema promovida pelo Polo de Música e Audiovisual de Suzano, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura.
O projeto, criado pelo secretário municipal de Cultura e vice-prefeito Walmir Pinto, visa estimular a criatividade, o aprendizado e o protagonismo juvenil na arte audiovisual. O curta-metragem foi desenvolvido ao longo de várias oficinas de cinema conduzidas pela equipe de Jonny Ueda, da produtora Trindade Cine, integrada também por Diego Freire e Benedito Neto.
Ao longo do processo, os alunos aprenderam sobre todas as etapas de produção de um filme, desde a criação do roteiro até a finalização da edição, e puderam vivenciar na prática o funcionamento de uma produção cinematográfica.
A produção de “Prova Final” envolveu a participação de 23 alunos, orientados por uma equipe da Trindade Cine, com apoio do diretor do Polo de Música e Audiovisual, Herculano Almeida.
Durante a exibição, a diretora da Escola Estadual Alfredo Roberto, Fátima Lobão, e a vice-diretora, Elisabeth Luzie, destacaram a importância do projeto para o desenvolvimento dos jovens, enaltecendo a relevância de levar a cultura e a arte audiovisual para o ambiente escolar.
“O projeto do Polo de Música e Audiovisual de Suzano demonstra como a cultura pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral dos jovens e para a construção de novas possibilidades em suas vidas. Ao possibilitar que esses alunos vejam o resultado de seus esforços na grande tela, o projeto proporciona não apenas um aprendizado técnico, mas uma experiência de realização e motivação que certamente será lembrada por todos”, reforça Jonny Ueda.