sábado, 31 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Especialista alerta para cuidados com o peso das mochilas na volta às aulas

As férias estão terminando e, com o retorno às aulas, um cuidado especial deve ser adotado por pais e responsáveis: o peso das mochilas escolares de crianças e adolescentes. Você sabia que existe um limite seguro de peso que eles podem carregar?

Estudos apontam que cerca de 68% das crianças e adolescentes ultrapassam o limite recomendado de carga para a coluna, e esse excesso está diretamente associado a relatos frequentes de dores musculares, cansaço e desconforto ao longo do dia. Além disso, o peso excessivo da mochila pode contribuir para o surgimento de alterações posturais e até dificultar a realização de atividades simples da rotina escolar.

Com base nessas evidências, recomenda-se que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal do aluno, explica a coordenadora de Fisioterapia do Unipiaget, Maira Campos. “Por exemplo, uma criança que pesa 25 kg deve carregar, no máximo, uma mochila de 2,5 kg. Essa medida simples ajuda a reduzir o risco de dores e sobrecarga da musculatura e da coluna vertebral”, salienta.

A professora ainda destaca que não há um modelo único ideal, e sim o mais adequado para cada realidade. A mochila tradicional, usada nas costas, pode ser segura desde que seja ergonômica, com duas alças acolchoadas e ajustáveis, utilizada sempre nos dois ombros e com os materiais mais pesados posicionados próximos ao corpo. Já a mochila com carrinho é uma boa alternativa quando o volume de materiais é grande, pois reduz a sobrecarga na coluna, porém desde que o trajeto permita seu uso adequado, evitando escadas e terrenos irregulares.

Segundo Maíra, além da escolha correta da mochila, é fundamental orientar as crianças e adolescentes a levar apenas o material necessário para o dia, ajustar corretamente as alças e manter uma postura adequada durante o transporte. “Pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença na prevenção de dores e problemas posturais, promovendo mais saúde e bem-estar no ambiente escolar”, finaliza.

Publicado em: 30 de janeiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo