
A primeira semana de aulas gratuitas da escolinha de Futsal/Society do Inter Mogi, de Mogi das Cruzes, que teve início no dia 26 de maio, foi marcada por entusiasmo, aprendizado técnico e uma grande inclusão social, com aprovação dos pais. O projeto, lançado em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Secretaria Municipal de Esportes, já é considerado um marco na promoção do esporte gratuito e de qualidade para crianças e adolescentes da cidade.
Sediada no Parque Airton Nogueira, no bairro Jardim Maricá, a escolinha oferece aulas gratuitas de futsal e society para crianças entre 8 e 14 anos. As turmas foram divididas por faixa etária infantil e juvenil. Os encontros ocorrem duas vezes por semana, segunda e quarta-feira, no período da manhã, com treinos voltados ao desenvolvimento esportivo e pessoal dos jovens. Além disso, durante essa primeira semana de aula, a escolinha contou com a participação de 39 crianças entre as idades mencionadas.
Durante os primeiros treinos, as crianças trabalharam fundamentos técnicos de futsal, como condução de bola, passes, finalizações e simulações de drible. Também realizaram atividades de coordenação motora, posicionamento atencioso dos profissionais envolvidos. Além disso, a inclusão social, entra como um dos objetivos da escolinha.
O coordenador do Inter Mogi, Paulo Henrique Oliveira, expressou sua satisfação com o desempenho da equipe e o impacto inicial do projeto: “Ao final da primeira semana, recebemos muitos elogios dos pais e dos alunos, tanto pela metodologia que estamos utilizando, quanto pela atenção dos professores com nossos alunos. É um prazer poder levar um pouquinho dessa atmosfera do esporte de alto rendimento para eles. Com a dedicação dos alunos e o carinho dos pais, concluímos que, encerramos a primeira semana do projeto de maneira espetacular.”
O envolvimento das famílias no projeto é um ponto alto. Muitos pais acompanham os treinos e destacam não só a qualidade técnica das aulas, mas o cuidado e o respeito com que os seus filhos são tratados. “Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos por esse projeto! Os professores são, a todo tempo, atenciosos com as crianças. Além de aprenderem, elas se divertiram bastante! Estou torcendo para que surjam mais turmas no projeto.”, compartilhou a empresária Maryá, empresária, mãe do Ricardo Neto, de 9 anos.
O supervisor de segurança Luís Cláudio Barreto, pai do Arthur, atleta do novo projeto, também está satisfeito com o projeto: “É notório o profissionalismo, o comprometimento e o cuidado que os professores têm com cada atleta, parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho nesse projeto. A dedicação de cada um vai muito além das quadras, contribui diretamente para a formação de cidadãos, transmitindo valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação.”.
A proposta da escolinha vai muito além de ensinar técnicas de futsal. Os alunos são incentivados a desenvolver valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e persistência. O diferencial está no compromisso com a inclusão: todas as crianças são tratadas com igualdade e atenção individualizada, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Outo depoimento emocionado veio de uma mãe de um aluno com TEA e TDAH. Ela relatou que, pela primeira vez, viu o filho verdadeiramente envolvido com uma atividade fora do ambiente terapêutico: “Meu filho está completamente entregue à proposta do projeto. Pela forma respeitosa e inclusiva com que ele foi tratado, quer até mudar os horários da terapia para não perder os treinos, nunca o vi tão animado. Que esse projeto cresça cada vez mais e que a Prefeitura da cidade siga apoiando o projeto cada vez mais.”, relatou a cabeleireira Sueli, mãe do aluno Pedro.
Após a boa repercussão e o apoio dos pais, a direção do Inter Mogi Futsal estuda a ampliação do projeto, com o objetivo de atender ainda mais crianças e criar uma base sólida para o desenvolvimento e reconhecimento do futsal local. “Tudo isso que vem acontecendo com o Inter nos deixa muito empolgados e conscientes da responsabilidade que assumimos com as crianças, os pais, a Secretaria de Esportes e com a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, que tem apoiado e acreditado nesse projeto. Essa confiança e colaboração mostram como a parceria com o poder público reforça o compromisso de Mogi das Cruzes com o esporte, como ferramenta de transformação social.”, destaca Paulo Henrique.
Os pais ou responsáveis das crianças que desejam ter aulas na Escolinha, podem realizar a inscrição por meio dos links inseridos na biografia do Instagram (@intermogi_oficial_base). As inscrições para as duas turmas ainda estão abertas, mas com vagas limitadas, sob o comando dos professores Jeferson Leite e Vitão, treinadores do próprio Inter Mogi.














