terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Diante do risco de queda, as árvores precisaram ser removidas- Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Envenenamento de árvores em Suzano resulta em corte e investigação por crime ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano confirmou, nesta terça-feira (21), a morte por envenenamento de duas árvores da espécie jambolão localizadas na rua Alfredo Batista Pizolato, na Vila Figueira. O caso foi identificado após denúncia de moradores e verificado por meio de vistoria técnica realizada pela equipe da pasta, acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, André Chiang.

De acordo com o laudo emitido, as árvores apresentavam perfurações no tronco feitas com furadeira e inserção de produtos químicos de cor roxo-azulada, utilizados para matar a vegetação. O documento também apontou sinais de anelamento, técnica que consiste no corte da parte exterior do lenho para interromper o transporte de seiva e causar o ressecamento da planta.

Árvores apresentavam perfurações no tronco feitas com furadeira (Foto Secop)

Diante do risco de queda, as árvores precisaram ser removidas para garantir a segurança dos pedestres e das residências próximas. O morador flagrado nas imagens das câmeras de segurança foi identificado e responderá na Justiça pelo crime ambiental.

O laudo recomendou ainda o replantio de espécies nativas de mesmo porte para compensar a perda da cobertura vegetal. Segundo o secretário, o plantio das novas árvores será feito na próxima semana. “Estamos atentos a este tipo de crime ambiental e trabalharemos para que todos que desrespeitarem as leis sejam punidos. Não deixaremos a população desassistida e tomaremos as providências necessárias para que a cobertura vegetal seja reposta sempre que houver esse dano”, afirmou André Chiang.

Publicado em: 24 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo