
A abertura do 38º Akimatsuri – Festival de Outuno, na tarde deste sábado (5), proporcionou um encontro histórico, num dos maiores eventos da colônia japonesa no Brasil: o encontro dos ex-prefeitos de Mogi das Cruzes no palco da solenidade. Estiveram presentes Junji Abe, Mara Bertaiolli, Marco Aurélio Bertaiolli e Marcus Melo. O tradicional festival cultural e gastronômico segue neste domingo (6) e também no próximo fim de semana, nos dias 12 e 13 de abril.
A festa de abertura, por sinal, foi prestigiada por muitas autoridades, como os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Marcaram presença na cerimônia realizada na sede do Bunkyo, no bairro Porteira Preta, o presidente da Câmara, Francimário Vieira (PL), o Farofa, e os vereadores Edu Ota (Pode), Bi Gêmeos (PSD), Pedro Komura (União Brasil), Vitor Emori (PL), Rodrigo Romão (PCdoB), Tonhão de Jundiapeba (PL) e Priscila Yamagami (PP).
A cerimônia também contou com a participação da prefeita de Mogi, Mara Bertaiolli (PL); do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e ex-prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli; do vice-prefeito de Mogi, Marcello Cusatis, o Téo; do presidente do Bunkyo Mogi das Cruzes e anfitrião do evento, Frank Tuda; além do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Shimizu Toru, entre outras autoridades.
O vereador Edu Ota, representando o presidente da Câmara, destacou a importância da festa e o apoio do Legislativo. “Parabenizo todos os organizadores pelo empenho, agradeço aos patrocinadores e ao presidente Farofa pela honra de falar em nome dos vereadores. A Câmara Municipal está sempre de portas abertas para a comunidade nipo-brasileira. Esta é a Casa do Povo, e todos são sempre bem-vindos. Também ressalto a importância da Lei de Incentivo à Cultura, que tem beneficiado o Akimatsuri e outras manifestações culturais da cidade. Em nome da dona Elena [Elena Satiko Nakagawa], assessora do nosso gabinete e grande colaboradora do Akimatsuri, deixo meu agradecimento a todos os voluntários”.
A prefeita Mara Bertaiolli também discursou, enfatizando o crescimento e o alcance do evento. “O Akimatsuri ultrapassou fronteiras e levou a cultura japonesa não apenas às famílias mogianas, mas também a visitantes de todo o estado e do país. A Prefeitura está à disposição dos organizadores e voluntários, que se dedicam intensamente para fazer desta festa uma referência. Que esses dias sejam repletos de alegria, harmonia e diversão”.
Já Marco Aurélio Bertaiolli compartilhou uma reflexão inspiradora. “Fiquei emocionado com a mensagem do monge budista durante a cerimônia realizada às 10 horas. Ele falou sobre a responsabilidade de preservar as tradições da nossa cidade. Essa dedicação mantém vivos os valores dos imigrantes japoneses: trabalho árduo, disciplina, cultura, seriedade. Isso é motivo de muito orgulho para nós, mogianos”.
Frank Tuda, presidente do Bunkyo, agradeceu ao Legislativo pelo apoio à festa ao longo dos anos. “Graças à Lei de Incentivo à Cultura, aprovada durante a gestão do ex-prefeito Marco Aurélio Bertaiolli e implementada na administração do ex-prefeito Marcus Melo, conseguimos impulsionar o crescimento do Akimatsuri. Hoje o evento está ainda mais bonito. Essa mesma lei também beneficia outras festas tradicionais da cidade, como a Festa do Divino”.
Akimatsuri 2025
A edição de 2025 do Akimatsuri traz novamente a tradicional exposição de produtos agrícolas – frutas, hortaliças, cogumelos e flores – além de apresentações artísticas japonesas, como shows de taikô, ginástica japonesa e a emocionante cerimônia Tooro Nagashi, em que barquinhos iluminados são soltos no lago do Bunkyo.
O festival também oferece uma rica variedade de comidas típicas japonesas e orientais, como yakissoba e tempurá, além de novidades como a coxinha de shimeji.
O Akimatsuri acontece na sede do Bunkyo, localizada na Avenida Japão, nº 5919, no bairro Porteira Preta, em Mogi das Cruzes. Informações: (11) 4791-2022.
Veja as fotos de Diego Barbieri: