Reconhecido como o Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo, o Alto Tietê destaca a agricultura como um de seus principais motores econômicos. Para fortalecer essa vocação, o Escritório Regional do Sebrae-SP no Alto Tietê realizará, no próximo dia 10 de dezembro, o Encontro de Agronegócios do Alto Tietê, em Mogi das Cruzes. O evento abordará técnicas de Agricultura Regenerativa e Boas Práticas de Produção, oferecendo capacitação e networking para os agricultores da região.
O encontro será sediado na Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur), localizada na Estrada da Chácara Santo Ângelo, s/nº, em Jundiapeba, Mogi das Cruzes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: bit.ly/AgronegóciosAltoTiete.
Dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios de Alto Tietê e Região (Condemat+) revelam que a agricultura gera cerca de R$ 1 bilhão de faturamento bruto anual no Alto Tietê, sendo uma fonte vital de emprego e renda, especialmente para pequenos produtores familiares. A região tem uma produção de 800 mil toneladas anuais de hortaliças folhosas, além de frutas como caqui e nêspera, cogumelos e flores.
“Nosso objetivo é capacitar os agricultores com técnicas modernas, melhorar a gestão das propriedades e ampliar a atuação em novos mercados”, afirmou Gustavo Nunes Silva, analista de negócios do Sebrae-SP.
Programação do evento
O Encontro de Agronegócios contará com palestras sobre temas inovadores, como Agricultura Regenerativa, e terá uma exposição de soluções agrícolas oferecidas por empresas do setor. A iniciativa é voltada para agricultores de todas as áreas produtivas e busca promover práticas sustentáveis e eficientes.
O evento é uma parceria do Sebrae-SP com o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, a CATI e a Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes, além do apoio de diversas cooperativas da região e da empresa Suzano.