Voltado para fomentar o comportamento empreendedor, o Empretec – programa exclusivo do Sebrae no Brasil com metodologia da ONU – formou uma turma de 20 empreendedores de Salesópolis. O curso imersivo subsidiado pela Prefeitura da Estância Turística teve duração de seis dias e foi concluído no último sábado (19). Na região do Sebrae-SP Alto Tietê, as próximas capacitações serão promovidas em Mogi das Cruzes, entre os dias 4 e 9 de novembro, e Itaquaquecetuba, nos dias 2 a 7 de dezembro. Para participar do seminário imersivo é preciso se inscrever pelo link: https://bit.ly/empretecsebraemc e passar por uma entrevista, realizada por um sistema de Inteligência Artificial que avalia os candidatos aptos para a capacitação. O investimento do curso é de R$2.090,00. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 4723-4526.
O Empretec busca desenvolver as Características do Comportamento Empreendedor (CCEs) para capacitar os empresários, viabilizar a competitividade empresarial, revisar conceitos e atitudes, além de aprimorar as características individuais de cada um.
“Com o Empretec, o Sebrae-SP aponta os caminhos e trajetórias que os empreendedores podem seguir através da sua própria experiência e capacidade. Salesópolis é uma importante potência de nossa região que ainda tem muito espaço para avançar e acreditamos que a capacitação dos empreendedores da cidade ajudará nesse processo”, reforçou a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.
A analista de negócios do Sebrae-SP, Priscila Tanihara, gestora do Empretec no Alto Tietê, explicou que o seminário foi pensado para identificar, trabalhar e incentivar as CCEs. “Para ter resultado nos negócios, os empresários precisam se amparar em três pilares: o conhecimento técnico específico, aquele que a pessoa tem habilidade ou aprende; o conhecimento em gestão, que o Sebrae trabalha e se aplica no dia a dia; e o comportamento empreendedor, que é a característica que diferencia os empreendedores que tem sucesso”, disse.
Ao longo de seis dias de curso imersivo, os empresários de diversas áreas de atuação e pessoas que estão pensando em empreender participaram de exercícios, dinâmicas e debates para traçar o perfil empreendedor e, dessa forma, desenvolver as competências para a vida profissional.
De acordo com a empresária Carina Lucindo, sócia do Espaço Mandala, as atividades práticas foram os diferenciais do curso. “Esse foco nas características empreendedoras é excelente, pois se você consegue enxergar que é uma questão de mudança e de tomar consciência de seus comportamentos, com base nisso é possível alterá-los. O curso questiona muito quais são as nossas metas e aonde devemos chegar para ter sucesso como empreendedores”, informou.
O empresário Paulo Sergio Benedito, proprietário da 5B Consultoria, afirmou que sempre busca capacitação e oportunidades no Sebrae-SP. “O seminário vai ajudar a verificar onde está o erro e corrigi-lo. Se conseguir aplicar metade do que aprendi, terei muitos resultados”, analisou.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o curso aplicado em 40 países conta com 60 horas de capacitação sustentadas em dez características de um empreendedor de sucesso: Busca de oportunidade e iniciativa; Correr riscos calculados; Exigência de qualidade e eficiência; Persistência; Comprometimento; Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemático; Persuasão e rede de contatos; e Independência e autoconfiança.