terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Dúvida: o que faz o ex-prefeito de Mogi defender uma organização social investigada pelo MP?

O ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, voltou a usar as redes sociais para alegar que a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) foi “pressionada” pela Prefeitura a deixar a gestão da Clínica Caramelo. O discurso soa, no mínimo, desconectado da realidade: a própria entidade pediu rescisão amigável do contrato, em comum acordo com a Administração Municipal, conforme confirmou à Vanguarda, por nota oficial, e, pior, ela estaria no centro de uma investigação do Ministério Público de São Paulo por suspeita de graves irregularidades em Guarulhos.

Segundo a Promotoria, que abriu procedimento após denúncia do deputado estadual Márcio Nakashima, há fortes indícios de autocontratação e conflito de interesses. O documento do MP diz que aproximadamente 50% dos pagamentos feitos à SPMV foram destinados a oito empresas ligadas a seus próprios dirigentes ou associados. Entre elas, a Televet Serviços Veterinários Ltda., de propriedade de Wilson Grassi Júnior, presidente da SPMV. Outros dirigentes — como Juliana Dalpicolo do Couto Rosa, Sérgio Luiz Martins da Rocha, Luiz Wilson de Oliveira Jr. e Marisa Calfa Espudaro — também aparecem simultaneamente como gestores da organização e sócios de empresas contratadas.

O Ministério Público ainda registrou falhas graves na execução contratual em Guarulhos, incluindo descumprimento de horários de atendimento, estrutura precária e má qualidade nos serviços prestados. A Prefeitura de Guarulhos cancelou o contrato com a organização social em julho deste ano.

Mesmo diante desse cenário, Caio Cunha preferiu posar de defensor da entidade, insinuando perseguição por parte da Prefeitura de Mogi. Ora, é difícil compreender tamanha disposição em defender uma organização sob investigação, enquanto os fatos apontam para problemas sérios que precisam ser apurados com rigor. O ex-prefeito, ao insistir nesse discurso, acaba se colocando contra a transparência e o interesse público.

Na prática, a atual gestão tomou outro rumo. A prefeita Mara Bertaiolli anunciou a criação do Hospital Médico-Veterinário 24 horas, que substituirá a Clínica Caramelo e ampliará os serviços gratuitos. O novo equipamento terá consultas, exames, internações, cirurgias em cinco níveis de complexidade, radiografias digitais, ultrassonografias, quimioterapia e atendimento prioritário a famílias de baixa renda, ONGs e protetores independentes.

SPMV diz que não é investigada

Contrariando documentos do próprio Ministério Público de Guarulhos, a SPMV nega que esteja sendo investigada. Ela diz que não foi citada, ainda. Veja a nota oficial encaminhada à nossa reportagem:

´A Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) esclarece, primeiramente, que o valor mencionado de R$ 44,8 milhões, atribuído ao contrato em Guarulhos, está incorreto. O valor correto pode ser verificado nas publicações oficiais no Diário Oficial do Município, à época da divulgação do edital de chamamento público.
Em segundo, ressaltamos ainda que a SPMV não está sendo investigada pelo Ministério Público de Guarulhos. Não há qualquer indício de conflito de interesses ou autocontratação em seus contratos`.

Sobre a rescisão de contrato com a Prefeitura de Mogi, a entidade alega consenso. ´A decisão pela rescisão da parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, ocorreu de maneira consensual, em razão da mudança na gestão da administração municipal, que optou por reavaliar os termos das parcerias existentes`.

´Por fim, desconhecemos qualquer denúncia referente aos serviços prestados pela SPMV, sendo que reafirmamos nosso compromisso com a ética, a transparência e a qualidade na prestação dos serviços públicos`, diz a entidade.

Publicado em: 15 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo