
A Prefeitura de Mogi das Cruzes confirmou que a duplicação da Avenida Pedro Romero, no trecho entre os bairros César de Souza e Rodeio, está em fase de formalização contratual e terá início em breve. A obra, anunciada durante o balanço dos 100 primeiros dias de governo da prefeita Mara Bertaiolli, integra o início do projeto “Integra Mogi” — um plano de mobilidade urbana voltado à melhoria da fluidez viária e integração entre regiões da cidade.
A duplicação será realizada pela iniciativa privada, por meio de contrapartida firmada com a empresa Alden Desenvolvimento Imobiliário. A previsão é de que a nova Pedro Romero tenha quatro pistas, canteiro central, ciclovia e nova iluminação, com cerca de 2 quilômetros de extensão. O investimento estimado é de R$ 10 milhões, sem custos para os cofres públicos.
Paralelamente, continuam as obras do Corredor Nordeste, que ligará a Avenida Francisco Rodrigues Filho à Avenida Dante Jordão Stoppa, oferecendo uma nova opção de tráfego para a região leste da cidade. O trecho está sendo ampliado com novas vias, ciclovias e intervenções na rotatória de César de Souza — onde já há avanços visíveis, segundo a administração municipal, com a eliminação de pontos críticos de congestionamento.
A demanda sobre o andamento das obras foi encaminhada à Prefeitura, que respondeu que as pendências financeiras com a empresa responsável pelo Corredor Nordeste foram regularizadas no início de 2025, permitindo a retomada do cronograma. Já na rotatória da Ricieri com a Francisco Rodrigues Filho, a remodelação geométrica está em andamento. A Prefeitura destacou que as intervenções fazem parte de uma reorganização ampla da mobilidade em Mogi.
O plano maior inclui ainda o Anel Perimetral Sul, orçado em R$ 120 milhões, com 4,1 quilômetros de extensão, ciclovias, paradas de ônibus e sete rotatórias. O projeto básico já está concluído e foi apresentado ao Governo do Estado como parte de uma nova fase de parcerias para infraestrutura urbana.
Além das intervenções estruturais, está em andamento um estudo de mobilidade para a região central e o distrito de César de Souza, com previsão de eliminar passagens em nível da CPTM e implantar uma nova estação ferroviária no bairro. Mais informações sobre o estudo e futuras obras serão divulgadas nos próximos meses.