
Após ter emocionado o público em suas primeiras sessões no Sesc Mogi e no Theatro Vasques, o documentário “Tietê: Águas Verdadeiras”, dirigido por Rodrigo Campos, será exibido neste sábado (20) em Salesópolis, cidade onde o Rio Tietê nasce e que ocupa papel central na narrativa da obra. As sessões acontecem no Museu da Energia, às 10h e às 14h, com entrada gratuita.
O longa-metragem, produzido pela Itapeti Filmes, é um dos lançamentos mais aguardados do ano e dedica seu olhar justamente ao trecho inicial do principal rio de São Paulo, que corta 62 municípios até desaguar no Rio Paraná. Em pouco menos de 61 km, o filme retrata Salesópolis, Biritiba-Mirim e Mogi das Cruzes, revelando belezas naturais, memórias afetivas e também os riscos ambientais que marcam o Tietê.
Rodrigo Campos explica que o documentário vai além do registro histórico e ambiental: “A voz do rio é o que conecta todas as nuances do filme. É um olhar que não é apenas humano, mas de quem está neste lugar há milhares de anos”. A narrativa também dá destaque aos peixes do rio, inspirada nas pesquisas do professor Alexandre Hilsdorf, da Universidade de Mogi das Cruzes.
Com nove meses de pesquisa, o projeto reuniu relatos de moradores que conviveram com um Tietê limpo, amplo e vivo, recuperando memórias que reforçam o significado do nome do rio em tupi: “Rio Verdadeiro”.
O filme foi financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC) e conta com patrocínio de empresas e apoiadores locais, além de oferecer contrapartidas sociais, educacionais e culturais. Entre elas, está a realização de uma oficina de introdução à produção de documentário para jovens do Alto Tietê.
Exibições
Salesópolis
- Sábado (20), no Museu da Energia, Estr. da Usina. Sessão às 10h e às 14h.
Gratuito. - Outras exibições ocorrerão neste mês para alunos das escolas municipais de Biritiba Mirim e Salesópolis, além de uma no Museu da Energia de São Paulo.















