terça, 20 de maio de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Mauricio Sordilli / Secop Suzano

Diálogo pela saúde: participação popular gera 23 propostas em Conferência de Suzano

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Suzano, realizada no sábado (5), na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no Jardim Santa Helena, reuniu gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir e propor melhorias para o setor. O evento resultou na elaboração de 23 propostas que serão consideradas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde na formulação de futuras políticas públicas.

Durante o encontro, também foram definidas seis diretrizes voltadas à saúde do trabalhador, que serão levadas à etapa macrorregional da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT), agendada para maio, em formato online. Suzano será representada pelos delegados eleitos durante a conferência.

A atividade contou com a presença do prefeito Pedro Ishi; do secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleide Tomioka; do presidente da Câmara, Artur Takayama; e da secretária de Saúde de Guararema e vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, Adriana Martins, que ministrou uma palestra abordando o histórico das políticas públicas de saúde e os desafios atuais dos municípios.


Temas e eixos de discussão

Os debates foram organizados em torno de três eixos temáticos: Inovação e Tecnologia nas Ações e Serviços de Saúde, Sustentabilidade da Ampliação e Integralidade do Acesso e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano.

Esses temas nortearam as discussões sobre os desafios locais e contribuíram para a construção das diretrizes do próximo Plano Municipal de Saúde (2026–2029).

As propostas foram levantadas ao longo das pré-conferências realizadas em três regiões da cidade: a central (21/03, na Câmara Municipal), a norte (26/03, no CEU Gardênia Azul) e a sul (28/03, na Casa de Cultura Professor Luiz Antonio da Silva, no Parque Palmeiras).

O secretário de Saúde, Diego Ferreira, enfatizou a importância da participação popular na conferência. “A mobilização de todas as partes envolvidas com o atendimento que é prestado no município faz toda a diferença para os avanços no setor. Buscamos entender os anseios da população para que possamos viabilizar a formulação das políticas públicas. Sabemos que o aprimoramento contínuo da oferta de serviços em saúde contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou o titular da pasta.

Por sua vez, o prefeito parabenizou todos que participaram dessa importante discussão para os avanços da Saúde em Suzano. “Tivemos representantes da administração municipal, do Conselho Municipal de Saúde, do Legislativo municipal, dos usuários do SUS, de gestores e trabalhadores, e, inclusive, convidados de fora da cidade, que são especialistas no setor. Pudemos alinhar as principais demandas da cidade para prestar um serviço cada vez mais qualificado para a população”, destacou o chefe do Poder Executivo municipal.

Presenças institucionais

O evento contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde: Sidney Gomes (Informatização e Tratamento de Dados), Cíntia Watanabe (Atenção à Saúde), Carmem Lorente (Vigilância Sanitária), Tânia Porfírio (assessora estratégica), além dos coordenadores Regislaine Gonçalves (Atenção Básica), Nicole Moraes (Assistência Farmacêutica), Alcione Sena (Rede Alyne), Eliane Pinheiro (Pessoa com Deficiência) e Sandra Cardoso (Educação Permanente). Pelo Legislativo, marcou presença o vereador Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro.


Principais propostas por eixo

  • Eixo 1 – Inovação e Tecnologia:
    Destaque para a necessidade de diagnosticar e investir na informatização da rede, com melhorias na infraestrutura, conectividade e equipamentos. Também foi sugerida a capacitação de profissionais para o uso eficiente dos sistemas de informação, além de garantir backup em nuvem e acesso offline aos prontuários eletrônicos.

  • Eixo 2 – Sustentabilidade e Acesso:
    Propôs-se a integração entre as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Transporte para garantir mobilidade de pacientes em situação de vulnerabilidade. Também foram sugeridas ações de educação em saúde e um estudo de territorialização para identificar demandas e otimizar a rede de atendimento.

  • Eixo 3 – Saúde do Trabalhador:
    As discussões enfatizaram a importância da saúde mental dos trabalhadores, condições de trabalho justas e regulamentação das novas formas de emprego. Houve também foco em políticas específicas para mulheres gestantes, lactantes e mães de crianças até 12 anos, incluindo mães atípicas.


Delegados eleitos

Foram eleitos representantes dos três segmentos:

  • Usuários:
    Maiana Santos Nascimento (titular), Leonardo da Silva Cervejeira (titular), Emanuel Giuseppe Gallo Ingrao (suplente), Evânia Maria da Silva (suplente)

  • Trabalhadores:
    Pedro Henrique Faria Carvalho (titular), José Lenildo Fontana (suplente)

  • Gestores:
    Carmem Lucia Lorente (titular), Nicole Lage Reis Moraes (suplente)

Publicado em: 7 de abril de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo