A Prefeitura de Suzano manterá o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20). A população precisa se atentar, pois as repartições públicas não essenciais terão suas atividades suspensas, sendo retomadas na quinta-feira (21).
Os trabalhos de urgência e emergência na área da Saúde serão mantidos normalmente no Hospital e Maternidade Suzano (HMS), que fica na Rua Kaneji Kodama, 1.459, no bairro Vila Figueira. A unidade está instalada no espaço onde funcionava a Santa Casa de Misericórdia, o Pronto-Socorro Municipal e o Pronto-Socorro Infantil e hoje é administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).
Assim como no hospital, os atendimentos de saúde prosseguem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) André de Abreu (Rua Guarani, 200 – Jardim Revista) e no Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras (Rua Mussi Jorge Antônio, 319 – Jardim Amazonas), ambos funcionam 24 horas. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD Vita) 24 horas, localizado na Rua Dr. Deodato Wertheimer, 33, na Vila Costa, também funcionará de forma ininterrupta, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado por meio do número 192.
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã manterá o monitoramento por câmeras da Central de Segurança Integrada (CSI), o patrulhamento diário e o atendimento a ocorrências. Os munícipes podem acionar normalmente a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano por meio dos telefones (11) 4746-3297 e 153. Já a Defesa Civil pode ser contatada a qualquer momento no número (11) 4748-5394.
É importante destacar que serviços como feiras livres, zeladoria e coleta de lixo prosseguem sem interrupções. Os cemitérios São João Batista e São Sebastião (das 8 horas às 17h30) e o Velório Municipal (entre 6h30 e 16h30) também vão atender na quarta-feira. Já para demandas relacionadas ao trânsito, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana tem disponível o telefone (11) 4746-1166.
Lazer
Para quem quiser se divertir com a família no feriado, o Parque Municipal Max Feffer seguirá aberto das 6 às 18 horas. O espaço manterá em funcionamento seus locais disponíveis para lazer, incluindo quadras de futsal e de basquete e pistas de ciclismo e de caminhada. Além disso, o Suzano Skate Park e o Acqua Play também estarão disponíveis. Outros serviços em funcionamento serão o PlayPet, que oferece um ambiente destinado à convivência, aos exercícios e condicionamento de cães; e o orquidário, com os diversos animais que habitam o local, como peixes, pássaros, tartarugas e jabutis.
O Viveiro Municipal Tomoe Uemura estará aberto das 8 às 17 horas, oferecendo uma estrutura completa com centenas de espécies de mudas floríferas e frutíferas, animais, jardins e um orquidário.
Por fim, será possível ainda usufruir do Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, mais conhecido como Parque do Mirante, no Sesc (Avenida Katsutoshi Naito, 957). O local, que também abriga a Pirâmide Ari Serafim Barbosa, com pintura em graffiti nas suas laterais, recebe o público das 7 às 19 horas e proporciona uma vista panorâmica de Suzano e da unidade de conservação de 1,7 milhão de metros quadrados.
Programação
Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Cultura vem cumprindo uma extensa programação em alusão ao Mês da Consciência Negra. Entre esta terça-feira (19) e a próxima sexta-feira (22), a cidade receberá alguns eventos que enaltecem o empoderamento e a história do Brasil e de seu povo.
Na terça-feira, será realizada a palestra “485 anos de Racismo Estrutural”, ministrada pela pesquisadora Maria Monteiro. O evento ocorre às 19 horas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Sousa Candido (Rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul).
Já na quarta-feira, o Pavilhão da Cultura Afro-brasileira Zumbi dos Palmares, localizado no interior do Parque Municipal Max Feffer (Avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) receberá das 9h30 às 11h30 um ato oficial com a participação de autoridades e representantes de movimentos negros. Em seguida, a partir das 13 horas, o local receberá diversas apresentações musicais.
No mesmo dia, às 19 horas, ocorre a palestra “Ser Artista Negro: Como ferramenta de resistência e transformação social”, realizada pelo artista plástico Diogo Nógue. A iniciativa acontecerá no anfiteatro Orlando Digenova, dentro do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro).