Para quem quiser se divertir com a família no feriado, o Parque Municipal Max Feffer seguirá aberto das 6 às 18 horas / Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra muda a rotina em Suzano, nesta quarta-feira (20)

A Prefeitura de Suzano manterá o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20). A população precisa se atentar, pois as repartições públicas não essenciais terão suas atividades suspensas, sendo retomadas na quinta-feira (21).

Os trabalhos de urgência e emergência na área da Saúde serão mantidos normalmente no Hospital e Maternidade Suzano (HMS), que fica na Rua Kaneji Kodama, 1.459, no bairro Vila Figueira. A unidade está instalada no espaço onde funcionava a Santa Casa de Misericórdia, o Pronto-Socorro Municipal e o Pronto-Socorro Infantil e hoje é administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Assim como no hospital, os atendimentos de saúde prosseguem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) André de Abreu (Rua Guarani, 200 – Jardim Revista) e no Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras (Rua Mussi Jorge Antônio, 319 – Jardim Amazonas), ambos funcionam 24 horas. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD Vita) 24 horas, localizado na Rua Dr. Deodato Wertheimer, 33, na Vila Costa, também funcionará de forma ininterrupta, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado por meio do número 192.

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã manterá o monitoramento por câmeras da Central de Segurança Integrada (CSI), o patrulhamento diário e o atendimento a ocorrências. Os munícipes podem acionar normalmente a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano por meio dos telefones (11) 4746-3297 e 153. Já a Defesa Civil pode ser contatada a qualquer momento no número (11) 4748-5394.

É importante destacar que serviços como feiras livres, zeladoria e coleta de lixo prosseguem sem interrupções. Os cemitérios São João Batista e São Sebastião (das 8 horas às 17h30) e o Velório Municipal (entre 6h30 e 16h30) também vão atender na quarta-feira. Já para demandas relacionadas ao trânsito, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana tem disponível o telefone (11) 4746-1166.

Lazer
Para quem quiser se divertir com a família no feriado, o Parque Municipal Max Feffer seguirá aberto das 6 às 18 horas. O espaço manterá em funcionamento seus locais disponíveis para lazer, incluindo quadras de futsal e de basquete e pistas de ciclismo e de caminhada. Além disso, o Suzano Skate Park e o Acqua Play também estarão disponíveis. Outros serviços em funcionamento serão o PlayPet, que oferece um ambiente destinado à convivência, aos exercícios e condicionamento de cães; e o orquidário, com os diversos animais que habitam o local, como peixes, pássaros, tartarugas e jabutis.

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura estará aberto das 8 às 17 horas, oferecendo uma estrutura completa com centenas de espécies de mudas floríferas e frutíferas, animais, jardins e um orquidário.

Por fim, será possível ainda usufruir do Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, mais conhecido como Parque do Mirante, no Sesc (Avenida Katsutoshi Naito, 957). O local, que também abriga a Pirâmide Ari Serafim Barbosa, com pintura em graffiti nas suas laterais, recebe o público das 7 às 19 horas e proporciona uma vista panorâmica de Suzano e da unidade de conservação de 1,7 milhão de metros quadrados.

Programação
Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Cultura vem cumprindo uma extensa programação em alusão ao Mês da Consciência Negra. Entre esta terça-feira (19) e a próxima sexta-feira (22), a cidade receberá alguns eventos que enaltecem o empoderamento e a história do Brasil e de seu povo.

Na terça-feira, será realizada a palestra “485 anos de Racismo Estrutural”, ministrada pela pesquisadora Maria Monteiro. O evento ocorre às 19 horas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Sousa Candido (Rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul).

Já na quarta-feira, o Pavilhão da Cultura Afro-brasileira Zumbi dos Palmares, localizado no interior do Parque Municipal Max Feffer (Avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) receberá das 9h30 às 11h30 um ato oficial com a participação de autoridades e representantes de movimentos negros. Em seguida, a partir das 13 horas, o local receberá diversas apresentações musicais.

No mesmo dia, às 19 horas, ocorre a palestra “Ser Artista Negro: Como ferramenta de resistência e transformação social”, realizada pelo artista plástico Diogo Nógue. A iniciativa acontecerá no anfiteatro Orlando Digenova, dentro do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro).

 

Publicado em: 18 de novembro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×