
Municípios do Alto Tietê participam neste sábado (7) e domingo (8) do Dia D de vacinação contra o sarampo e a febre amarela. A mobilização ocorre em cidades como Mogi das Cruzes, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.
A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta da população, segundo informações do Governo do Estado.
De acordo com a pasta, a estratégia prioriza a aplicação da vacina tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — em crianças, jovens, adultos não vacinados e profissionais de saúde. Também está prevista a aplicação da vacina contra a febre amarela, respeitando os esquemas e intervalos recomendados para cada faixa etária.
Ainda segundo a Secretaria, pessoas que receberam dose fracionada da vacina contra a febre amarela em 2018, durante campanhas emergenciais, também devem procurar as unidades para atualização.
Com a proximidade do Carnaval, o Governo do Estado destaca que manter a vacinação em dia é fundamental para proteger a população, evitar surtos e garantir mais segurança durante as festividades.
Municípios contemplados
Na Região Metropolitana de São Paulo, a estratégia será realizada em diversos municípios, incluindo Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A vacinação também será efetuada em outras cidades da Grande São Paulo e do interior do Estado
Na Baixada Santista, a intensificação ocorre em Bertioga, Santos, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, entre outros.
Segundo a SES-SP, o município de São Paulo iniciou a estratégia de vacinação em 12 de janeiro.
Quem deve se vacinar contra o sarampo
Crianças:
Primeira dose aos 12 meses (tríplice viral) e segunda aos 15 meses (tetra viral);Pessoas de 5 a 29 anos:
Duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias;Pessoas de 30 a 59 anos:
Uma dose;Trabalhadores da saúde:
Duas doses, conforme situação vacinal.
Quem deve se vacinar contra a febre amarela
Pessoas vacinadas com dose fracionada em 2018;
Crianças: dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos;
Pessoas que receberam apenas uma dose antes dos 5 anos;
Pessoas de 5 a 59 anos ainda não vacinadas.
Sintomas do sarampo
Manchas vermelhas pelo corpo;
Febre alta (acima de 38,5°C);
Tosse seca;
Conjuntivite;
Coriza ou congestão nasal.
Sintomas da febre amarela
Febre repentina;
Calafrios;
Dor de cabeça intensa;
Dores musculares;
Náuseas e vômitos;
Fadiga e fraqueza.
Dados do Estado
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, em 2024 foram registrados dois casos importados de sarampo no Estado de São Paulo. Já em relação à febre amarela, em 2025 foram confirmados 57 casos, com 34 óbitos.
Dúvidas sobre vacinação
O Governo de São Paulo informa que disponibiliza o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que reúne as principais perguntas sobre imunização, efeitos colaterais, eficácia das vacinas e riscos da não vacinação. O acesso está disponível no site “Vacina100Dúvidas”.















