Damásio disse ao secretário que o retorno da cobrança do imposto causaria um colapso no setor (Foto: Divulgação)

Deputado Marcos Damasio cobra isenção de cobrança do ICMS para produtos hortifrutis

O deputado estadual Marcos Damasio (PL) teve um encontro com o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Alves Fernandes, nesta terça-feira (1), para reivindicar a edição do decreto estadual 67.383, de 20 de dezembro de 2022, que prevê o fim da isenção de ICMS para diversos produtos agrícolas, entre eles os hortifrutis minimamente processados.

Participaram da audiência os presidentes da Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrúti do Estado de São Paulo (Aphortesp), Márcio Hasegawa, do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort, Lázaro Andrade; e do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Jorge Possato, além de diretores, equipe técnica e jurídica das Associações.

Em tratativa com o secretário, o deputado lembrou que a isenção de impostos para os hortifrutis foi garantida de forma definitiva por meio da lei estadual 16.887, sancionada e regulamentada pelo decreto estadual 64.684, de 17 de dezembro de 2019.

“Foi uma grande luta nossa na Assembleia e da categoria. Conseguimos a aprovação da lei, sanção do governador e regulamentação. Agora, por meio de outro decreto, o setor pode perder o benefício, onerando ainda mais a categoria e por consequência o bolso do consumidor final. Não podemos permitir isso”, afirmou Damasio.

O parlamentar lembrou que o produtor rural já vem sofrendo grandes prejuízos com as queimadas e dificuldades climáticas em todo o Estado. “Falar em retorno da cobrança do imposto causaria um colapso no setor. Esse decreto precisa ser revogado”, reforçou.

O secretário executivo declarou que é favorável à causa e disse que está em tratativas com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para editar o decreto atual, garantindo a manutenção da isenção para o setor. “A luta de vocês é muito importante e a presença do deputado contribuirá para termos sucesso neste processo”, disse.

No Estado, os hortifrutis já têm isenção de ICMS. A lei de 2018 corrige uma injustiça legal, garantindo a extensão do benefício também às frutas, legumes e hortaliças minimamente processadas, ou seja, higienizadas, picadas, trituradas, embaladas e outras.  “É uma praticidade que o consumidor final tem no mercado e que pode voltar a ficar mais cara por conta do decreto estadual. Estamos trabalhando para reverter isso”, garantiu.

Publicado em: 2 de outubro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×