Vereador Juliano Botelho (PSB) - Foto: Divulgação CMMC

Denúncia de fraude à cota de gênero pode prejudicar a reeleição do vereador Juliano Botelho (PSB)

Por Silvia Chimello

Uma ação judicial eleitoral, na 74ª Zona Eleitoral de Mogi das Cruzes, iniciada em 5 de novembro, acusa o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. A denúncia aponta que a candidata Talita Cristine Pereira da Silva teria sido incluída na chapa apenas para atender ao percentual mínimo de 30% de mulheres exigido por lei.

De acordo com os autos, Talita obteve apenas dois votos, não realizou campanha e sequer votou em si mesma. Além disso, suas redes sociais promoveram outro candidato, evidenciando sua suposta candidatura fictícia.

O principal beneficiado, segundo a denúncia, seria o vereador reeleito Juliano Malaquias Botelho, único representante da bancada do PSB na Câmara de Mogi. Caso a fraude seja confirmada, as consequências incluem a cassação dos votos do partido, inelegibilidade dos envolvidos e redistribuição das cadeiras no Legislativo, o que pode alterar o resultado das eleições municipais de 2024.

O vereador Juliano Botelho declarou que soube da situação através das redes sociais e ainda não tem todas as informações sobre essa ação. Ele explicou que a chapa do partido foi organizada pelo presidente da Executiva Municipal do PSB, o médico e ex-vereador Francisco Bezerra, e mencionou ter tido pouco contato com os candidatos da legenda que disputaram as eleições municipais do último dia 6 de outubro, e que nem conhece muito bem a Talita. Mas disse que entrará em contato com a liderança partidária neste sábado para obter mais detalhes do caso e definir as providências a serem tomadas.

Publicado em: 8 de novembro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×