
Silvia Chimello
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Mogi das Cruzes será transferida para um novo endereço a partir de setembro. A unidade, que atualmente funciona no Parque Monte Líbano, passará a atender na rua Coronel Santos Cardoso, na região central da cidade. A mudança já começou a ser preparada, com a adaptação do prédio que receberá servidores e equipamentos da atual estrutura.
O anúncio da transferência foi feito pelo vice-prefeito Téo Cusatis durante o podcast É Vanguarda. Segundo ele, há expectativa de que a unidade passe a funcionar 24 horas, mas a informação ainda não foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Caso se confirme, o anúncio oficial deverá ser feito em conjunto com representantes do governo estadual e da Prefeitura de Mogi.
Em nota, a SSP confirmou a mudança de endereço e destacou que o objetivo é “oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e aprimorar o atendimento às vítimas”. O órgão ressaltou que toda a equipe e os equipamentos serão transferidos para o novo prédio, mas não confirmou a ampliação de horário.
A Secretaria de Segurança informa ainda que o governo paulista tem buscado o fortalecimento das políticas públicas de atendimento às mulheres em situação de violência em todo o Estado. A pasta cita a implementação do aplicativo SP Mulher Segura, que oferece botão de emergência, serviços de acolhimento, acesso à rede de abrigos, assistência jurídica e registro de boletins de ocorrência. Desde o lançamento em 2024, o app contabiliza 10.309 downloads, 949 boletins registrados e 1.820 acionamentos do botão de pânico.
Além do aplicativo, a SSP alega que vem ampliando os investimentos em prevenção, responsabilização de agressores e acolhimento das vítimas, com iniciativas como as Salas Lilás e o movimento SP Por Todas. “O enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade da SSP, que tem expandido o atendimento especializado em todo o Estado”, enfatizou a pasta.















