Foto: reprodução internet

Debate entre prefeituráveis de Mogi é marcado por acusações de machismo e algumas propostas

Por Sabrina Pacca

Mara Bertaiolli (PL) saiu fortalecida do debate realizado pela TV Diário, nesta quinta-feira (3/10), entre os prefeituráveis de Mogi das Cruzes, e parte da responsabilidade sobre isso recai sobre os seus próprios adversários, Rodrigo Valverde (PT) e Caio Cunha (Podemos), que na tentativa de desqualificá-la para comandar o Executivo mogiano, erraram a mão, perderam o tom e protagonizaram momentos de um machismo estrutural latente. O comportamento de Mara também surpreendeu, não deixando os ataques que sofreu sem respostas.

Marco Bertaiolli, companheiro da candidata do PL, ex-prefeito de Mogi das Cruzes e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que não concorre a cargo algum, foi a pessoa mais citada no encontro. Mas é fato que o eleitor pôde sim conhecer algumas propostas para a Cidade, de uma forma superficial, obviamente, pelo próprio formato do programa.

Mediado pelo jornalista Giba Benjamim, de São Paulo, o debate foi curtíssimo – pouco mais de uma hora – o que dificultou para que Mara, Caio e Valverde pudessem esclarecer melhor suas ideias. As perguntas tinham que ser feitas em 30 segundos e as respostas em um minuto e meio, fora réplicas e tréplicas em um minuto cada. O eleitor mais atento conseguiu entender qual o caminho cada um deles deve seguir, se eleitos – dois deles com mais clareza, o outro bem confuso, em meio às respostas dadas mais com o fígado do que com a cabeça.

Terceira Idade

No primeiro bloco, ao ser questionado por Mara a respeito de suas propostas para os idosos, Valverde disse que pretende reduzir a gratuidade do transporte público para 60 anos – hoje o transporte é gratuito a partir dos 65. Também disse que quer descentralizar o Pró-Hiper, investir em saúde preventiva e em fisioterapia.

Mara, na réplica, anunciou que ´vai voltar a fazer o Pró-Hiper funcionar`, reabrir a Única-Fisio de Jundiapeba que, segundo ela, estaria fechada há dois anos; criar o programa de medicamento em casa; levar médicos nas casas dos idosos acamados; criar um Centro-Dia do Idoso em Braz Cubas e outro em Jundiapeba, além de construir mais uma Vila Dignidade, reformar as Academias da Terceira Idade (ATI) e colocar professores para dar aulas para os idosos.

Mobilidade

Na sequência, Caio Cunha teve de perguntar à Mara e a questionou sobre o projeto Integra Mogi, querendo saber do que se tratava. A candidata do PL explicou que é a conclusão do anel viário da Cidade e a construção de uma avenida marginal ao Rio Jundiaí, integrando Jundiapeba também a essa rota, desafogando a área central. Caio disse que este projeto já está sendo feito com o Corredor Nordeste, que tem financiamento internacional para isso. Mara reagiu dizendo que o candidato não entendeu a proposta dela e que o Corredor Nordeste ficou parado durante a gestão dele e que obra parada é desperdício de dinheiro.

Crime organizado

Depois foi a vez de Valverde perguntar a Caio e ele aproveitou para falar sobre a ligação do crime organizado com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Caio disse que não há suspeita que a gestão tenha envolvimento com crime organizado e falou da transparência do Executivo quanto aos contratos – esquecendo-se de ações no Ministério Público em que algumas Organizações Sociais que atuam em Mogi são citadas como tendo envolvimento com o PCC. Valverde lembrou que uma pessoa que está sendo investigada na Operação Decurio, que trata justamente do crime organizado enraizado nas administrações públicas, foi contratada por Caio com cargo comissionado. O prefeito disse que não tinha nada a ver com isso porque ficou sabendo desse possível envolvimento após o funcionário ter sido demitido.

Pavimentação

No segundo bloco, Mara abriu as perguntas questionando Valverde sobre a falta de asfalto nos bairros – tema que foi sorteado pelo mediador. Valverde lembrou a Avenida Miguel Gemma, no Socorro, que tem remendos na pavimentação e buracos. Também falou que Caio Cunha asfaltou sobre o asfalto – se referindo às obras na Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, considerada desnecessária e eleitoreira. Disse que vai fazer um levantamento dos bairros que precisam de pavimentação e que vai contar com o Governo Federal para realizar as obras. Aliás, Valverde destacou que o Governo Federal será ´o principal ator para melhorar a vida de milhares de pessoas`. O candidato do PT usou seu tempo para falar que o ex-prefeito Marco Bertaiolli tinha usado o apoio do Governo Federal e que vai consertar estragos que o ´grupo da Mara` fez.

Neste momento, na réplica, Mara lembrou Valverde de que a candidata era ela e não o marido dela e pediu para que ele perguntasse as propostas dela. ´Para de falar do meu marido. Pare de falar das pessoas que não estão aqui`. Eu sou a candidata`, afirmou Mara pela primeira vez – coisa que ela teve de reafirmar ao longo de todo o debate tanto para Valverde quanto para Cunha que insistiram em falar mais de Bertaiolli do que dela. Mara disse, ainda, que irá pavimentar os bairros, como Fazenda Cuiabá e Nova Jundiapeba.

Acusações

O debate seguia seu curso natural quando Rodrigo Valverde optou por usar sua tréplica para explicar os motivos de não estar debatendo propostas com Mara. ´Eu gostaria de conversar sobre a sua defesa ao longo da história da Cidade, mas a senhora sempre esteve ausente, infelizmente. Não é uma questão aqui de machismo, mas a senhora só está aqui disputando as eleições por conta do seu sobrenome. A senhora não pode ficar só com o bônus, sem contar com o ônus. A senhora fala na sua música da família Bertaiolli. Na hora que serve, usa o marido. Na hora que não serve, olha, fala comigo. Infelizmente faltou vida política, faltou experiência e por isso fugiu de tudo que pôde`, criticou.

Saúde

Caio Cunha iniciou dizendo que na Pandemia, todo o sistema de saúde foi afetado e que Mogi atendeu mais de 70% de pessoas de outras cidades e ainda assim conseguiu reduzir as filas. Perguntou à Mara o que ela vai fazer para reduzir essas filas. ´Eu vou ser a prefeita que vai abrir a maternidade municipal, o hospital da criança, o Pró-exame para zerar essa fila absurda de exame. Vamos fazer o Pró-Visão, com consultas e distribuição de óculos. Vamos ter o melhor secretário de saúde que é o Téo Cusatis, que foi o melhor secretário de saúde que Mogi já teve`, disse Mara.

Mesmo assim, Caio a acusou de ter desviado da pergunta aparentando não querer ouvir as respostas dela, que foram coerentes sim com o que ele questionou. ´É impressionante a capacidade de desviar do assunto. Eu perguntei como vai diminuir as filas. A gente resolveu, candidata, por meio de mutirões. Só para você ter uma ideia, aproveitando que a senhora é mulher, tinham 10 mil mulheres esperando fila de ginecologia. Hoje são 161, tempo de espera de 30 dias`, afirmou o candidato à reeleição, aproveitando para criticar Cusatis.

Mara se mostrou indignada porque, segundo ela, a saúde é um dos principais problemas da Cidade e as filas para exames e consultas são imensas. ´Candidato, vamos parar de jogar videogame na Prefeitura? Vamos falar a verdade e cuidar de Mogi?`, alfinetou Mara, numa referência a um fliperama que Caio teria em seu gabinete.

Saneamento

Valverde questionou Caio Cunha sobre projetos de saneamento e ele disse que foi um dos setores onde a Prefeitura mais investiu, mas citou um único exemplo pessoal, de uma moça cujo noivo prometeu casar com ela quando a água chegasse à Chácara Guanabara e ele teve de casar porque a Prefeitura teria levado água ao bairro. Valverde criticou o exemplo que Caio deu, dizendo que ele se esqueceu dos locais sem esgotamento em Mogi. Caio retrucou dizendo que o Semae não tem recursos para tantas obras assim.

Outros temas foram abordados como segurança pública, violência contra a mulher, iluminação pública e orçamento municipal, sempre sendo perguntados e respondidos sob o viés de críticas aos governos anteriores. No tema meio ambiente, Cunha questionou quais são as propostas de Mara e ela afirmou, entre outras coisas, que vai arborizar a cidade, monitorar e prevenir as queimadas e retomar a coleta seletiva de lixo, mas Cunha fingiu não ouvir e disse que ela ´surfa` nos temas sem apresentar propostas.

Machismo

Frases ditas ao longo do debate:

´A senhora só está aqui disputando as eleições por conta do seu sobrenome`, diz Rodrigo Valverde.

´Por diversas vezes a candidata diz que eu falo de forma machista. Posso citar duas mulheres fortes e competentes na política…`, afirmou Caio Cunha.

´É muita hipocrisia. É muito perfume e pouca proposta`, diz Rodrigo Valverde.

´Para de menosprezar uma professora, uma mulher. Eu uso perfume, mas trabalho muito. Eu quando fui presidente do Fundo Social andei essa cidade toda. Desde 2014 sou presidente do Voluntariado de Mogi das Cruzes. Onde o senhor estava? Eu estava ajudando as pessoas no hospital municipal`, destaca Mara.

´Muitas das situações faladas aqui estão apresentadas tanto no meu quanto no seu plano de governo, Valverde, e ela copia`, diz Caio Cunha.

´Falar a verdade é machismo?`

´Eu tenho o maior respeito pela candidata. Ela tem todo o direito de se candidatar ao cargo mais importante de Mogi. Direito ela tem`, disse Caio. ´O problema é o que está por trás dela. Como o marido dela vai fiscalizar a própria mulher?´, questiona Caio, sem citar que o Tribunal de Contas tem diversos conselheiros.

Vamos às urnas

Agora caberá ao eleitor filtrar tudo isso. Aos indecisos, os programas de governo de todos os candidatos estão disponíveis no site do TSE e também nas plataformas dos concorrentes. O importante é que no domingo todos exerçam seu direito democrático do voto.

 

´

 

 

Publicado em: 4 de outubro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×