terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação PMMC

Dados alarmantes: 77% das crianças internadas por gripe em Mogi das Cruzes não foram vacinadas

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes nesta quarta-feira (25/06) revelou um cenário preocupante: 77% das crianças internadas no Hospital Municipal Braz Cubas com quadros de gripe não receberam a vacina contra a Influenza. O dado se torna ainda mais grave ao analisar os casos mais severos – 100% das crianças com complicações graves pela doença estavam sem imunização.

O inverno e a queda nas temperaturas têm aumentado os casos de problemas respiratórios, elevando a demanda por atendimento nas unidades de saúde. Diante disso, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação e anunciou que, a partir de 1º de julho, as doses estarão disponíveis também nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade: o Pró-Criança e o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal.

Na última quarta-feira (25/06), das 22 crianças atendidas no Hospital Municipal, 17 não estavam vacinadas. Na ala de internação, 11 dos 16 pacientes não haviam recebido a dose. Na observação, nenhuma das quatro crianças estava imunizada, e na emergência, os dois casos atendidos também não tinham proteção contra a gripe.

“A vacina é segura, gratuita e salva vidas. Quando os pais deixam de vacinar seus filhos, estão expondo as crianças a riscos que poderiam ser evitados. Estamos vendo as consequências disso nas internações”, alertou a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.

Abaixo da meta

Até quarta-feira, a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informa que aplicou 103.367 doses da vacina contra a gripe, atingindo 48,42% de cobertura entre os grupos prioritários – índice superior à média nacional (40,68%), estadual (41,03%) e regional (37,41%), mas ainda distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Entre os grupos prioritários, apenas 40% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos foram vacinadas, assim como 35,87% das gestantes e 52,76% dos idosos.

 

Onde se vacinar

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Sete unidades oferecem horário estendido até as 18h30: Alto do Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e USF Nova Jundiapeba.

A vacinação está aberta a todos a partir de 6 meses de idade, enquanto houver estoque, com prioridade para grupos de risco. O imunizante utilizado é o trivalente, eficaz contra as cepas Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

Publicado em: 27 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo