
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano participou, na última quarta-feira (30), da terceira reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em 2025. O encontro, realizado no auditório do Parque Aquático Magic City, no bairro Clube dos Oficiais, em Palmeiras, teve como pauta principal a criação de uma rota religiosa que passaria pelo município e o lançamento do aplicativo “Destinos Inteligentes”. Representando a pasta, o secretário Mauro Vaz esteve presente ao lado do diretor Arrones Dainez Junior.
Durante a reunião, foram debatidas propostas a serem encaminhadas ao governo do Estado, como a formalização da “Rota das Intercessoras”, que integraria o “Projeto Caminho da Fé Alto Tietê”. Também participaram das discussões o presidente do Comtur, Paulo Kenzo, e a responsável pelo Departamento de Promoção de Turismo da Prefeitura de Suzano, Niedja Araújo.
A proposta da rota religiosa prevê quatro pontos principais. A primeira parada seria a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Gardênia Azul, em Suzano, que possui estrutura para acolher turistas e peregrinos e abriga uma réplica com 95% de autenticidade do corpo incorrupto de Santa Rita, única no Estado de São Paulo. A rota seguiria para o Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Mogi das Cruzes; depois para a Igreja Nossa Senhora da Escada, em Guararema; e, por fim, culminaria no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida.
Em paralelo, foi destacada a previsão de lançamento do aplicativo “Destinos Inteligentes” no segundo semestre deste ano. A plataforma reunirá informações sobre atrativos turísticos, hospedagens, restaurantes, eventos e comércios locais, além de gerar um painel de gestão com dados estratégicos para o setor. O app também permitirá o cadastro de empresas e profissionais ligados ao turismo, ampliando a visibilidade desses serviços.
Outro ponto discutido foi a elaboração do novo Plano Diretor de Turismo, que será atualizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A formalização do convênio está prevista para até o final de maio, com início das atividades em agosto.
As ações estão alinhadas com o pacote de metas apresentado pela Prefeitura de Suzano em fevereiro, que inclui ainda a implantação da Escola do Turismo, para capacitação de profissionais da área, e a criação do Centro de Atendimento ao Turista, com espaço multimídia para divulgação dos principais atrativos da cidade. A meta final é transformar Suzano em um Município de Interesse Turístico (MIT), o que permitirá o acesso a recursos estaduais para novos investimentos no setor.
“Temos de celebrar a mobilização em torno das estratégias que tornarão a cidade cada vez mais atrativa. Temos muitas possibilidades de ações que nos darão condições de sermos referência no turismo religioso, gastronômico e ecológico. Estamos próximos de assinar esse convênio com a USP, para alavancar nosso Plano Diretor da área, e disponibilizar um aplicativo para moradores e visitantes. Em breve, ainda poderemos avançar em relação à oficialização da rota religiosa”, destacou o secretário Mauro Vaz.