terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
vento contou com a presença das presidentes dos Fundos Sociais de diversas cidades da região (Foto: Divulgação Condemat+)

Condemat+ planeja ampliar eco bazares e regionalizar projeto de reciclagem e solidariedade

O Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) anunciou planos para expandir e regionalizar os “eco bazares”, já implementados em diversas cidades da região. A proposta foi apresentada pela coordenadora do Conselho e presidente do Fundo Social de Itaquaquecetuba, Mila Boigues, durante evento realizado na quinta-feira (13/02), no auditório da sede da entidade.

Os eco bazares fazem parte do programa Recicla Cidade, desenvolvido pelo Condemat+ desde 2021, e têm dois principais objetivos: promover a preservação ambiental por meio da reutilização de materiais recicláveis, como lacres de alumínio e tampas de embalagens tetra pak, e auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo produtos essenciais.

Mila Boigues destacou a importância da unificação das experiências municipais para ampliar o alcance dos bazares, diversificar os produtos e até integrar serviços adicionais. “Este é um projeto com grande potencial. Podemos criar um modelo de sucesso que possa ser replicado por outras regiões e ampliar as parcerias, oferecendo uma gama maior de produtos e serviços”, afirmou.

O presidente do Condemat+ e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, apoiou a iniciativa e enfatizou a necessidade de regulamentação da atividade por meio de leis municipais. Ele alertou para a importância de integrar as empresas responsáveis pela coleta de resíduos sólidos nas cidades participantes.

Atualmente, cidades como Arujá, Salesópolis, Guararema, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Suzano já implementaram o eco bazar, e em Santa Isabel, o projeto recebe o nome de “Cantinho do Bem”. Em Santa Isabel, por exemplo, a reciclagem de material gerou uma “ecomoeda” a cada quilo de material reciclado, com o valor convertido para uma cooperativa de catadores.

Durante o evento, também foi entregue uma cadeira de rodas à presidente do Fundo Social de Ferraz de Vasconcelos, Cida Gambale, como parte do projeto Lacre Solidário, uma campanha de arrecadação de lacres de alumínio em parceria com a SPMar. O município de Ferraz atingiu a meta de arrecadar 90 quilos de lacres e foi contemplado com a cadeira de rodas. O projeto segue neste ano com novas metas de arrecadação.

O Conselho dos Fundos Sociais conta com a coordenação de Cida Gambale (Ferraz de Vasconcelos), com Mila Boigues (Itaquaquecetuba) como presidente, e com Caroline Gomes (Guarulhos) como secretária. O evento contou com a presença das presidentes dos Fundos Sociais de diversas cidades, como Arujá, Biritiba Mirim, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Branca e Suzano, além de representantes de Poá e Santa Isabel.

Publicado em: 13 de fevereiro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo