A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (25), o projeto apresentado pelo vereador Edson Alexandre Pereira, o Edinho do Salão (PP), que autoriza a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para investigar contratos firmados entre o Município e a Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes.
O vereador disse que o objetivo da nova CEV é obter as informações e analisar os termos do fomento firmado entre as partes para a realização do projeto “Futebol de Campo/Campeonatos, Torneios e Atividades Desportivas para Todos”.
“O trabalho da CEV será fundamental para garantir clareza e transparência ao munícipe mogiano sobre o investimento de dinheiro público no futebol amador, além de verificar quais atividades foram realmente desenvolvidas pela Liga durante a vigência dos termos celebrados com o Município”, declarou o parlamentar.
Clube dos 13
A criação da CEV atende a uma demanda do Clube dos 13, grupo formado por dirigentes de diversos times da cidade, que busca entender como são feitos os repasses à Liga e como os recursos são utilizados.
Esse debate teve início em junho, quando o Clube dos 13 reuniu mais de 50 times de futebol da cidade para um ato público no Centro Esportivo de Jundiapeba, exigindo transparência e melhorias para o esporte em Mogi. Na ocasião, foram apresentadas várias reivindicações. Além de esclarecer o uso das verbas públicas pela Liga, os representantes dos times pediram que a Prefeitura autorize o uso do Centro Esportivo de Jundiapeba para a realização de jogos.
Outros pontos da pauta incluem: maior apoio às categorias de base para desenvolver talentos locais e incentivar a prática esportiva desde cedo, mais investimentos no futebol de várzea, que é a base do futebol amador e fonte de talentos para times profissionais, além de suporte aos clubes profissionais da cidade, oferecendo melhores condições de treino e jogo.
Também foi solicitada a melhoria dos campos de futebol já existentes e a ampliação da quantidade de campos nos bairros, promovendo o acesso ao esporte e a integração comunitária.
Em uma reunião realizada na época com representantes da Secretaria Municipal de Esportes, não houve consenso sobre as demandas.
O vereador Edinho, que acompanhou todo o processo desde o início, decidiu dar uma reposta aos times, com a instalação da CEV para investigar a questão. A comissão será composta por três vereadores e terá um prazo de 180 dias para concluir os trabalhos.
#esportes #camarademogi #comissãoespecialdevereadores #cev #vereadoredinhodosalao #ligadefutebol #futebolamador #transparencia #prefeiturademogi #mogidascruzes #altotiete #vanguardaaltotiete