
Com a proximidade do Natal, o comércio de Mogi das Cruzes vive um dos períodos mais intensos do ano, com aumento significativo no fluxo de consumidores tanto na área central quanto nos bairros. Lojas cheias, vitrines decoradas e horários estendidos reforçam o clima de expectativa positiva entre comerciantes e consumidores.
De acordo com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), a expectativa é de que o comércio local atinja a meta projetada para o Natal, com crescimento entre 10% e 12% nas vendas em relação a 2024. A entidade avalia que o aumento do fluxo de consumidores, aliado ao clima de maior confiança e às ações promocionais do período, reforça a possibilidade de alcançar esse desempenho. O cenário local acompanha a tendência nacional apontada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima que o Natal de 2025 deve injetar cerca de R$ 72 bilhões no varejo brasileiro, alta de 2,1% em comparação ao ano passado.
Segundo a entidade, alguns segmentos se destacam como os mais vendidos neste período. “Vestimentas para as festas de fim de ano, como roupas sociais, vestidos, conjuntos e calçados, lideram a procura, impulsionadas pelas confraternizações e celebrações natalinas. A moda praia também registra alta nas vendas, especialmente por causa das viagens e do clima típico do verão. Outro destaque são os mimos para a tradicional troca de presentes, como perfumes, kits de beleza, acessórios, itens de decoração e lembranças criativas, que atraem consumidores em busca de opções acessíveis e variadas. Já os eletroeletrônicos, como celulares, fones de ouvido, pequenos eletrodomésticos e televisores, seguem entre os itens mais desejados, impulsionados por promoções e condições facilitadas de pagamento.”, observa a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
Além da região central, os bairros têm apresentado forte movimentação, favorecendo compras rápidas e fortalecendo o comércio de proximidade.
“Mogi Vende Mais”
Um dos fatores que contribuíram para aquecer o comércio mogiano em 2025 foi a campanha “Mogi Vende Mais”, promovida pela ACMC. A iniciativa movimentou o setor durante todo o ano com o objetivo de incentivar o consumo nas lojas da cidade e fortalecer a economia local.
Para Fádua, o desempenho do Natal deve consolidar um ano de esforço contínuo para manter o comércio aquecido, mesmo diante dos desafios econômicos: “Nós reforçamos a importância de prestigiar as lojas da cidade, que geram empregos, renda e movimentam toda a cadeia econômica local. A expectativa é de que os próximos dias confirmem o Natal como o principal período de vendas do calendário comercial de Mogi das Cruzes.”.
Na edição especial de Natal, a campanha reforçou ainda mais esse estímulo. “E ainda dá tempo de participar. Os consumidores que realizarem suas compras nas lojas participantes podem trocar cada R$ 60 em compras por um cupom para concorrer a prêmios como uma moto, uma TV LCD e um notebook. Os valores não são cumulativos. Para participar, basta preencher o cupom e responder à pergunta: ‘Qual entidade mogiana que mais incentiva a compra no comércio de Mogi das Cruzes?’.”, ressalta Fádua. A lista completa de lojas aderentes à campanha pode ser consultada no site oficial (acmc.com.br).
A campanha teve início em 7 de abril e segue até 24 de dezembro de 2025, com o grande sorteio marcado para o dia 26 de dezembro, às 11h, na Praça Coronel Almeida, no Centro, com transmissão ao vivo pelo Instagram da ACMC (@acmc.oficial). As urnas que estavam localizadas nos estabelecimentos participantes, para que o consumidor depositasse o seu cupom, já começaram a ser recolhidas. Quem ainda tem cupom pode entregá-lo diretamente antes do horário do sorteio.














