
Silvia Chimello
A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá uma mudança no comando da Guarda Civil Municipal (GCM). Desde o início da atual gestão, a corporação estava sob a liderança de Elias de Oliveira, que foi destituído do cargo nesta terça-feira (29).
A troca no comando chama atenção por ocorrer em um momento de intensificação das discussões sobre segurança públicacom novas operações em andamento na Cidade, instalação de uma base da GCM na região central e outros investimentos anunciados recentemente pela administração municipal.
Em contato com a Vanguarda, Elias de Oliveira confirmou sua saída. “Eu só posso confirmar que, sim, fui destituído do cargo de comandante, segundo me foi informado por ajuste técnico. Não tenho nada que me desabone, sendo assim, foi uma decisão técnica e política do secretário de Segurança (coronel Gilberto Ito), o qual fez uso da autonomia que possui. Estou tranquilo e saio de cabeça erguida, pois sei que fiz o meu melhor, dentro daquilo que me foi permitido”, afirmou o agora ex-comandante.
Nos bastidores, um dos nomes cotados para assumir o comando da GCM é o do ex-comandante Walter Siqueira, que ocupou o posto na gestão anterior. No entanto, até o momento, a informação não foi confirmada oficialmente. Siqueira foi citado em denúncias de assédio, conforme reportagem publicada pela Vanguarda em outubro de 2024.
Procurada pela reportagem, a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura afirmou que “não há definição a respeito deste assunto neste momento”, sem esclarecer os motivos da saída de Elias de Oliveira nem confirmar o possível retorno de Siqueira.
A Vanguarda seguirá acompanhando o caso e atualizará esta matéria assim que houver novas informações oficiais.