terça, 29 de abril de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Mauricio Sordilli / Secop Suzano

Com foco no Abril Laranja, Suzano intensifica ações de combate aos maus-tratos a animais

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, intensificou as ações de combate aos maus-tratos a animais em alusão ao “Abril Laranja” – mês dedicado à conscientização sobre a prevenção da crueldade animal. Desde agosto de 2022, mais de 2.300 vistorias foram realizadas na cidade, resultado da atuação contínua do Setor de Bem-Estar Animal em parceria com a comunidade.

As denúncias são recebidas pela Ouvidoria Municipal, analisadas e, quando necessário, resultam em visitas técnicas. Nessas ações, a equipe orienta os tutores sobre cuidados básicos, como fornecer água, abrigo, alimentação adequada e garantir liberdade mínima para os animais, especialmente aqueles mantidos presos de forma inadequada. Quando o problema pode ser resolvido na hora, os responsáveis são acompanhados até que as melhorias sejam feitas.

Em casos mais graves, que configuram maus-tratos, a Guarda Civil Municipal (GCM) é acionada para resgatar o animal e garantir a responsabilização legal dos agressores.

De agosto de 2022 a março de 2025, foram realizadas 2.364 vistorias, resultando em 105 boletins de ocorrência. Além das ações de fiscalização, os animais resgatados e aptos para adoção são encaminhados ao projeto “Baby, me Leva!”, que promove a adoção responsável. Desde sua criação, em 2021, o projeto já garantiu um novo lar para 1.922 animais. Somente em 2025, até abril, 170 pets foram adotados.

A Prefeitura também oferece serviços gratuitos voltados à saúde e proteção dos animais. Um exemplo é o Registro Geral Animal (RGA), que funciona como um documento de identidade do pet. Ao fazer o cadastro, o tutor recebe uma carteirinha com os dados do animal e um pingente com QR Code para facilitar a localização em caso de perda. O serviço pode ser solicitado pelo link: bit.ly/RGAnimalSuz.

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, pelos telefones 0800-774-2007 e 156, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo site suzano.sp.gov.br.

“O nosso compromisso é garantir que os animais recebam o cuidado e a proteção que merecem. Além da fiscalização, investimos em serviços como castração gratuita e adoção responsável, fundamentais para reduzir o abandono e controlar a população animal. Promover o bem-estar animal é também construir uma cidade mais humana e consciente”, declarou o secretário de Meio Ambiente, André Chiang.

 

Foto: Luana Bergamini / Secop Suzano

Publicado em: 29 de abril de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

×