terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
A serpente foi recolhida com segurança e encaminhada ao CCZ (Foto: PMMC)

Cobra jararaca é capturada pelo Centro de Zoonose às margens do rio Tietê em Mogi das Cruzes

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes realizou nesta quinta-feira (02/10) a captura de uma cobra jararaca (Bothrops jararaca) encontrada às margens do rio Tietê, na altura do Clube Náutico Mogiano, no Mogilar. O chamado foi feito por um funcionário de uma empresa próxima, que avistou o animal e acionou a equipe da Prefeitura. A serpente foi recolhida com segurança, encaminhada ao CCZ para avaliação clínica e, após os procedimentos, será devolvida ao habitat natural.

De acordo com o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, a primavera e o início do período chuvoso aumentam a movimentação de animais peçonhentos em todo o Estado. “Essa época do ano é marcada pelo aumento da atividade dos animais peçonhentos, que saem em busca de alimento e abrigo, muitas vezes se aproximando de áreas habitadas pelo homem”, explicou.

Na região do Alto Tietê, a jararaca é responsável por cerca de 80% dos acidentes com serpentes, principalmente em áreas de mata, zona rural e até regiões próximas à área urbana. O veneno da espécie pode causar dor intensa, inchaço, sangramento e alterações na coagulação sanguínea, podendo levar a complicações graves. Já as cascavéis (Crotalus durissus), embora menos comuns, costumam provocar acidentes mais severos, com risco de insuficiência renal e alterações neurológicas. As corais-verdadeiras (Micrurus) são raras, mas de alta gravidade devido ao veneno neurotóxico.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, em caso de picada, a vítima deve procurar atendimento médico imediato e evitar procedimentos caseiros, como sugar o veneno, cortar a pele ou fazer torniquetes. O único tratamento eficaz é o soro antiofídico, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na região, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, é a unidade de referência para aplicação do soro.

A população pode acionar o Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones (11) 4798-6785, 4798-6917 ou pelo 153 (plantão da Zoonoses, disponível após o expediente e aos fins de semana), em casos de ocorrências ou necessidade de recolhimento de serpentes.

Publicado em: 2 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo