terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Clau Camargo traz a Mogi a segunda etapa do lançamento do livro “Vale Reciclar” no dia 9

A advogada e presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, realizou na noite de terça-feira (2) a primeira etapa de lançamento do livro “Vale Reciclar”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arujá. A obra, inspirada no projeto implantado no Município, hoje referência citada no Manual Técnico do Fundo Social do Estado de São Paulo, marca o início de uma agenda estadual que inclui, ainda este ano, a segunda etapa em Mogi das Cruzes, no dia 9, e o lançamento oficial na Capital Paulista, no dia 15. O evento contou com a presença de autoridades, instituições de ensino, organizações sociais e lideranças da região.

Na publicação, Clau apresenta a metodologia para a implantação do Vale Reciclar e destaca a trajetória do projeto em Arujá, que completará quatro anos em janeiro de 2026. Nesse período, o projeto permitiu que mais de 250 toneladas de materiais recicláveis deixassem de ir para o aterro, garantindo a preservação do meio ambiente, o fortalecimento da economia circular e incentivando a educação ambiental.

A iniciativa se consolidou como um modelo sem custos para o município e, neste ano, ampliou seu alcance com a implantação da Loja Móvel, que descentralizou o serviço com um trailer itinerante, garantindo assim a participação de toda a população.

Durante o lançamento, Clau destacou que o livro nasce com o propósito de incentivar cidades, gestores, educadores e organizações a adotarem iniciativas semelhantes. Por isso, a autora prevê a realização de novos eventos no Estado de São Paulo, em especial nas regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba, com o objetivo de compartilhar a metodologia com diferentes públicos e estimular a replicação do modelo em outras localidades.

“O Vale Reciclar nasceu do olhar para as pessoas e para o impacto que pequenas ações podem gerar quando toda a comunidade participa. Transformamos recicláveis em oportunidade, dignidade e consciência ambiental. Meu desejo com este livro é que outras cidades percebam que é possível implementar um modelo simples, acessível e transformador, que muda vidas sem gerar custos ao poder público”, diz Clau Camargo.

O prefeito de Arujá e marido de Clau Camargo, Dr. Luis Camargo, destacou a relevância do projeto e o impacto gerado na cidade ao longo dos últimos anos, reforçando a importância de iniciativas que unem sustentabilidade, inclusão social e participação comunitária. “As preocupações tocantes à questão ambiental, e Arujá é conhecida como ‘Cidade Natureza’, são temas muito caros, não só para o nosso Estado, mas para o país. Então, são pontos notadamente mais vulneráveis no nosso dia a dia, que merecem uma atenção especial. E se cada um dos municípios brasileiros começasse a fazer um trabalho como o que Arujá tem feito, teríamos uma mudança significativa”, opinou.

Para Clau Camargo, a Vale Reciclar, que começou em uma reunião com a ONG Espaço Urbano na pandemia, com a ideia de “transformar” lixo reciclável, por meio da troca com a moeda verde, em roupas, alimentos e demais artigos, significa mais dignidade, acesso e oportunidades às famílias. “E tudo com custo zero para o município, porque entendemos que os mandatos passam, mas as boas práticas e ideias têm que permanecer e, por isso, lançamos esse livro, para que ele seja inspirador para outras cidades”, pontuou.

A obra, patrocinada pelo Instituto Viva Arujá, teve tiragem impressa reduzida. O livro pode ser acessado gratuitamente no site: www.valereciclar.com.br .

Agenda de lançamentos

Após a primeira etapa do lançamentos em Arujá, a autora seguirá para Mogi das Cruzes, onde apresentará o livro no dia 09 de dezembro, no auditório da OAB. Em seguida, no dia 15 de dezembro, o livro será lançado oficialmente na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Em janeiro, já estão previstos novos lançamentos em Jacareí, São José dos Campos e outras cidades do Vale do Paraíba, ampliando o alcance do projeto e incentivando a replicação do modelo em novas regiões do Estado.

Publicado em: 3 de dezembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo