Por Sabrina Pacca
A empresa Cimento Tupi planeja uma ampliação de sua fábrica no distrito industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes, e implantação de um centro logístico de distribuição no local. A informação foi passada pelo vereador Pedro Komura (Uniao Brasil) à reportagem da Vanguarda. Segundo ele, que vem conversando com os executivos da Tupi, há previsão para a geração de 2 mil vagas de emprego.
A ampliação deve ter em uma área localizada nos fundos da atual fábrica, com metragem de 500 mil metros quadrados e investimento de capital estrangeiro.
Segundo dados da própria empresa, inicialmente chamada de Companhia de Cimento Vale do Paraíba, a Tupi foi fundada em 1949, com a produção de cimento a partir da unidade localizada em Volta Redonda-RJ. Em 1952, já se destacava ao lançar o primeiro cimento com adição de escória granulada básica de alto forno do país. Em 1976, foram inauguradas uma segunda unidade de produção em Pedra do Sino, no município de Carandaí – Minas Gerais, e um terminal de distribuição de cimento em Mogi das Cruzes.
Ambas passaram por diversas modernizações e ampliações, sendo a mais relevante a instalação de uma segunda linha de produção na Fábrica de Pedra do Sino, em 2013. Em 2021 a Cimento Tupi protocolou um pedido de recuperação judicial tento em vista a necessidade de repactuar suas obrigações com credores e manter as atividades da empresa. O plano segue em andamento.