
Por Sabrina Pacca
O centro cirúrgico do Hospital Santa Maria, em Suzano, voltou a ser interditado pela Vigilância Sanitária nesta segunda-feira. No final da semana passada, conforme revelou reportagem da Vanguarda Alto Tietê, o órgão havia impedido o funcionamento porque o hospital estaria usando um sistema de ar condicionado portátil, com dutos sanfonados, distribuídos pelos corredores do local, o que é proibido pela legislação.
Na ocasião, o hospital informou que ja havia providenciado o conserto do ar condicionado central e que estava com atendimento normalizado.
Porém, nesta segunda, após questionamentos da reportagem da Vanguarda, o Santa Maria encaminhou a seguinte nota: O aparelho de ar-condicionado do Centro Cirúrgico do Hospital Santa Maria de Suzano voltou a passar por reparos na manutenção a partir das 14 horas desta segunda-feira (12). A instituição de saúde não tem medido esforços para exigir da prestadora de serviços o reparo em, no máximo, 72 horas. Uma ala anexa foi disponibilizada outra vez para o atendimento aos pacientes. Todos eles estão sendo acolhidos conforme o fluxo previsto, sobretudo urgências e emergências. As tratativas, seguindo a transparência que caracteriza o hospital, vêm sendo transmitidas diretamente às autoridades de saúde.
Já a Vigilância Sanitária de Suzano, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, informou que ´de fato o sistema de ar-condicionado do centro cirúrgico do hospital havia sido reparado na última sexta-feira (08/05) após visita da Vigilância Sanitária de Suzano. Todavia, o sistema apresentou oscilação de temperatura e precisará de novos reparos`.
Disse, ainda que ´enquanto isso, as cirurgias eletivas deverão ser encaminhadas para outro local, por sua vez, aquelas que são consideradas de emergências poderão ser realizadas no próprio centro cirúrgico`.