
A Quinta-feira Santa, neste 17 de abril, dá início ao Tríduo Pascal, quando se celebra de modo especial, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o mistério central da fé cristã e de maior profundidade litúrgica.
A primeira liturgia é a missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), na Quinta-feira Santa, às 19 horas, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes. O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a celebração que recorda a última ceia de Cristo com os apóstolos antes da crucificação, é a instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem, presente na ação do serviço (o lavar os pés é um símbolo de estar a serviço). É um dos episódios mais conhecidos do Evangelho, segundo a Igreja Católica, no qual Jesus lava os pés dos discípulos e quando é instituída a eucaristia. Na Catedral, eles são representados por pessoas da comunidade.
Na Sexta-Feira da Paixão de Cristo, dia 18, é a Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz, às 15 horas, na Catedral Sant’Ana, com Dom Pedro Luiz Stringhini, dia de Jejum e abstinência. Esta é a única data do ano em que não há missas na Igreja Católica. Ainda às 18h30, ocorre a procissão do Senhor Morto, com saída da Igreja Nossa Senhora do Carmo (Rua Dr. Antonio Cândido Vieira, 620, no Centro), em Mogi das Cruzes. Todos seguem em direção à Catedral.
No Sábado Santo, 19 de abril, às 19 horas, é a Missa da Vigília Pascal (Celebração da Luz e Renovação das Promessas Batismais), também presidida pelo bispo diocesano, na Catedral Sant’Ana. É a celebração mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, em que se celebra a vitória de Cristo sobre a morte.
No domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, dia 20 de abril, Dom Pedro Luiz Stringhini celebra às 11 horas, na Catedral Sant’Ana.
Horários de missas na Catedral no Domingo de Páscoa: 7h, 9h, 11h, 17h30 e 19h.
A Catedral Sant’Ana está localizada na Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n, no Centro de Mogi das Cruzes. Mais informações: (11) 2312-6007.
Lava-pés
O gesto do Lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos. A prática tem raízes históricas e culturais que se conectam com a hospitalidade da época e com os valores de serviço e humildade.![]()
![]()
No relato bíblico, Jesus surpreendeu seus discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia, um gesto que era reservado aos criados. Essa ação exemplar de humildade e serviço foi acompanhada de um convite para que os discípulos seguissem seu exemplo.
Agenda do bispo diocesano
17/4 (quinta-feira)
Missa do Crisma: 9h – Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;
Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés): 19h – Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;
18/04 (sexta-feira)
Paixão do Senhor: 15h – Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;
Procissão do Senhor Morto: 18h30 – Saída Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Mogi Das Cruzes;
19/04 (sábado)
Missa da Vigília Pascal: 19h – Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;
20/04 (domingo)
Missa da Ressurreição do Senhor
11h – Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes;















