Foto: Rodrigo Niemeyer/CMMC

CEI do Lixo define oitiva com gestor público do contrato

Em reunião na tarde desta última quarta-feira, 23, vereadores integrantes da CEI (Comissão Especial de Inquérito) do Lixo decidiram convocar Gustavo Siqueira, ex-vereador e gestor do contrato n. ° 80/2022, para prestação de esclarecimentos. O documento em questão, pelo qual Siqueira é o responsável na Prefeitura, regulamenta os serviços de limpeza urbana de vias e logradouros públicos de Mogi das Cruzes, como coleta de lixo, transferência e destinação de resíduos sólidos domiciliares.  Tais serviços vêm sendo executados pelo Consórcio Mogi Limpa, composto pela empresa Peralta Ambiental, Importação e Exportação Ltda. e Engep Ambiental Ltda.
Na reunião, participaram os vereadores Iduigues Martins (PT), presidente do colegiado, Inês Paz (PSOL), relatora, e os integrantes Marcos Furlan (Pode) e Marcelo Brás (Republicanos). A oitiva com Siqueira ficou agendada para as 17 horas da próxima quarta-feira, 30. “Vamos ouvir o Gustavo sobre os detalhes do contrato. Se ele não puder vir nesta data e horário, deverá apresentar outra opção para a prestação de contas”, disse Martins.
Além dele, serão ouvidos mais três fiscais, também apontados como gestores do contrato, em datas que ainda serão definidas. A CEI do lixo está investigando denúncias de irregularidades como:
mistura de resíduos úmidos com material reciclado, inclusive rejeitos da construção civil;
  • máquinas e veículos quebrados na garagem, situada no Rodeio;
  • falta de balança e fiscalização para pesagem dos resíduos no aterro sanitário de Jambeiro, para onde os dejetos mogianos são encaminhados;
  • formação de lixões a céu aberto em bairros como Cocuera, Jundiapeba, Parque São Martinho e Conjunto Santo Ângelo.
A criação da CEI atende ao Requerimento n. ° 89/2024 e foi nomeada pelo Ato da Presidência n. °38/2024. Desde o início de agosto, o colegiado vem realizando reuniões semanais às quartas-feiras, logo após as sessões ordinárias.
Jambeiro
Na semana passada, os vereadores da CEI do Lixo foram até o aterro sanitário de Jambeiro, mas não puderam entrar para cumprir a prerrogativa de fiscalização. O grupo de parlamentares pretendia averiguar denúncias de que resíduos da construção civil e de terra estariam sendo misturados aos rejeitos enviados por Mogi das Cruzes ao empreendimento. Conforme previsão contratual, o pagamento da Prefeitura à empresa é feito de acordo com a pesagem dos detritos.
A CEI do lixo já visitou unidades de Ecopontos, a Usina de Reciclagem, que fica na Vila São Francisco, a área de transbordo do lixo (situada na Volta Fria) — onde foram encontrados entulhos da construção civil misturados aos resíduos sólidos — e a sede da Peralta.

Publicado em: 24 de outubro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×