A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Lixo da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes agendou novas oitivas para os dias 13 e 19 deste mês. Em reunião nesta quarta-feira (6) foi definida a convocação de Juliene Rodrigues dos Santos, atual gestora do contrato entre a Prefeitura e a empresa Peralta Ambiental, e do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, conhecido como Dodô.
A CEI, presidida por Iduigues Martins (PT) , integrada também pela vereadora Inês Paz (PSOL) e vereador Marcelo Brás (REP), investiga o contrato firmado entre a Prefeitura e o Consórcio Mogi Limpa — composto pelas empresas Peralta Ambiental e Engep Ambiental — que cobre os serviços de limpeza urbana, coleta, transferência e destinação de resíduos sólidos domiciliares. Na última semana, a comissão ouviu o primeiro gestor do contrato, Gustavo Siqueira, responsável pela fiscalização até outubro de 2022.
Martins propôs a oitiva de Juliene para esclarecer pontos adicionais, considerando que Siqueira relatou apenas o período inicial do contrato. A vereadora Inês Paz sugeriu ainda convocar o secretário de Infraestrutura Urbana para um panorama mais amplo, solicitação aprovada pelos demais membros.
Como parte da investigação, a CEI visitou Ecopontos, a Usina de Reciclagem na Vila São Francisco e o aterro de Jambeiro, para onde os resíduos de Mogi das Cruzes são enviados. No entanto, a comissão encontrou obstáculos ao tentar fiscalizar a sede da Peralta e o aterro, onde o acesso foi negado. As oitivas programadas têm como objetivo aprofundar a análise sobre a execução do contrato e o cumprimento das obrigações do consórcio.
Leia também: CEI do Lixo define oitiva com gestor público do contrato
CEI irá a Jambeiro para concluir primeira fase de investigação sobre contrato do lixo em Mogi
CEI do Lixo realiza vistoria e encontra irregularidade na área de transbordo dos resíduos em Mogi