terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Reprodução Internet

Casos suspeitos de intoxicação por metanol em Mogi e Itaquaquecetuba acendem alerta na Região

Por Sabrina Pacca

A Região do Alto Tietê entrou em estado de atenção diante de casos suspeitos de intoxicação por bebida alcoólica adulterada com metanol. Em Mogi das Cruzes, de acordo com a Prefeitura Municipal, duas jovens, de 19 e 20 anos, deram entrada em hospital particular da Cidade após apresentarem sintomas compatíveis com envenenamento. Uma delas permanece internada e a outra já recebeu alta. A Vigilância Epidemiológica acompanha os casos e aguarda o resultado dos exames laboratoriais. Os nomes e locais dos estabelecimentos relacionados não foram divulgados, mas a Administração diz que eles serão fiscalizados para apurar a origem das bebidas.

Em Itaquaquecetuba, o prefeito Eduardo Boigues confirmou, em vídeo publicado nas redes sociais, que dois casos estão sob investigação, sendo que um deles resultou em morte. Ele pediu que a população evite consumir bebidas até que as autoridades sanitárias concluam as apurações.

Já a Secretaria de Saúde de Suzano informou que não há registro de notificações referentes a intoxicações exógenas provocadas por substância alcoólica. Mas orientou que, em caso de suspeitas por intoxicação, a população deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do Jardim Revista, o Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras e o Hospital e Maternidade de Suzano (HMS).

Os sintomas que devem ser observados são:
– Iniciais (até 6 horas após ingestão): sonolência, ataxia (dificuldade em manter a coordenação motora), tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, confusão mental, taquicardia e pressão baixa.
– Entre 6 e 24 horas: visão turva, fotofobia, escotomas (visão deficiente ou pontos cegos no campo visual), midríase (dilatação de pupila), perda da visão das cores, convulsões, coma e acidose metabólica grave.

O alerta não se restringe ao Alto Tietê. O Ministério da Saúde informou que já são 43 notificações de intoxicação por metanol no país, sendo 39 em São Paulo — com 10 casos confirmados — e quatro em Pernambuco.

Publicado em: 3 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo