
Silvia Chimello
Os primeiros meses de 2025 registraram uma queda significativa nos casos de Covid-19 e dengue em Mogi das Cruzes. De janeiro a fevereiro, foram 96 notificações de Covid, uma redução de 62,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 256 casos. Já os casos de dengue caíram de 1.860 para 36, evidenciando o impacto das ações preventivas.
Apesar dos números positivos no combate a doença, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para um possível aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Covid-19 no período pós Carnaval. “Os registros estão baixos, mas a tendência é de alta nos próximos dias”, informou a pasta. A recomendação é que pessoas com sintomas gripais, como coriza, tosse e febre, evitem aglomerações e procurem atendimento médico caso o quadro se agrave.
Para conter a dengue, a Prefeitura intensificou as ações de prevenção desde o início do ano. Entre as medidas, foram realizadas capacitações para brigadistas, distribuídos repelentes para gestantes e reforçada a fiscalização contra focos do mosquito. O objetivo é evitar um novo surto da doença no município.
A população também pode colaborar, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti e mantendo os cuidados contra doenças respiratórias.














