
A prefeita Mara Bertaiolli participou, nesta sexta-feira (13/02), da festa “Aloha”, em comemoração aos 14 anos da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) Jundiapeba, completados no último dia 4 de fevereiro. O evento, realizado em clima carnavalesco para marcar o início das atividades de 2026, reuniu alunos atendidos na Academia da Terceira Idade e familiares.
Outras unidades municipais, como a UNICAFISIO, no Rodeio, o Pró-Hiper, no Mogilar, e a UPA Oropó, também promoveram atividades com ambientação inspirada no Carnaval.
“Celebrar os 14 anos da Unica Jundiapeba ao lado dos nossos idosos e suas famílias é reafirmar o compromisso da Prefeitura com um atendimento humanizado e políticas públicas que valorizam a longevidade ativa”, destacou a prefeita.
Também acompanharam a visita o secretário-adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot; o coordenador das Unicas Jundiapeba e Fisioterapia (Rodeio), Lucian Guedes; a gerente de contratos do Cejam, Juliana Romagnolo; e a coordenadora assistencial Dilma Anjos.
Durante a atividade, foram arrecadados 160 pacotes de absorventes destinados ao Fundo Social. “Eventos como este mostram que saúde também se faz com acolhimento e solidariedade”, afirmou Luiz Bot.
Da mesma forma, a UNICAFISIO realizou, na quinta-feira (12/02), a Festa do Havaí, com arrecadação de 650 produtos de higiene pessoal. A presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, comentou: “Quando a comunidade se une em ações como essa, transformamos pequenos gestos em grandes impactos”.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, reforçou a importância das ações integradas. “Cuidar da saúde, além de atendimento clínico, é oferecer espaços de convivência e promover bem-estar”, declarou.
Ainda nesta sexta-feira (13/02), a UPA Oropó ofereceu testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Estrutura e atendimento
Inaugurada em 4 de fevereiro de 2012, a Unica Jundiapeba atua como Centro de Especialidades Médicas e conta com academia equipada, além de piscina coberta e aquecida para atividades com a terceira idade.
Atualmente, a Academia da Terceira Idade da unidade tem 504 alunos inscritos — 267 na hidroginástica e 237 na musculação —, que participam de 264 aulas mensais e 528 atendimentos de fisioterapia. Na clínica de especialidades, no ano passado, foram registrados 12.300 consultas especializadas, 6.700 exames, 1 mil procedimentos cirúrgicos e 2.300 atendimentos odontológicos.
A UNICAFISIO, inaugurada em 2016, atende 570 pessoas na Academia da Terceira Idade e 500 em fisioterapia.
Matinê Carnaval 60+
A programação carnavalesca também movimentou o Pró-Hiper, com atividades pela manhã e, à tarde, com a Matinê Carnaval 60+, promovida pela Secretaria Municipal de Longevidade.
“O Carnaval é um momento de alegria, mas também de fortalecimento de vínculos”, afirmou o secretário municipal de Longevidade, Mauro Yokoyama.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fred Abib, destacou: “A prática regular de atividades físicas aliada a momentos de lazer é fundamental para a saúde na terceira idade”.
Inaugurado em 2008, o Pró-Hiper atende cerca de 1,5 mil pessoas com mais de 60 anos, oferecendo aulas supervisionadas de musculação, hidroginástica e outras atividades.
















