Foto: Divulgação

Cardiologista faz alerta sobre arritmia e a prática esportiva

A morte do jogador de futebol Juan Izquierdo, do Nacional, do Uruguai, em decorrência de uma arritmia cardíaca, chocou o mundo esportivo. O atleta sofreu um mal súbito em campo e não resistiu. O zagueiro tinha apenas 27 anos. O caso acendeu o alerta sobre a patologia e os limites da prática esportiva. O cardiologista e médico do Esporte do Imot, de Mogi das Cruzes, Roberto Moretti Secomandi, alerta: o acompanhamento médico e a realização de exames para detecção dessa condição são imprescindíveis, não apenas para atletas, mas para qualquer pessoa antes mesmo de iniciar a prática esportiva.
Mais comum do que se imagina, e com faixa etária cada vez menor, casos de pacientes com problemas cardíacos têm aumentado nos consultórios. Por isso, antes de calçar o tênis e sair por aí se exercitando, é indicada uma visita ao especialista. O Imot Care tem disponível uma equipe de profissionais de diversas áreas para atender desde atletas de alto rendimento até futuros praticantes de esporte. A porta de entrada é, justamente, a partir do atendimento com especialista em cardiologia ou médico do Esporte.
Segundo Secomandi, problemas no coração podem comprometer o desempenho do paciente e até levar a situações graves, como desmaios e infartos. “O eletrocardiograma é o exame de triagem e só ele já diminui em 7 vezes a possibilidade de um evento cardíaco. E os demais exames e procedimentos são individualizados”, explicou.
Entretanto, o diagnóstico de uma arritmia não é uma sentença. De acordo com o cardiologista, há várias situações e graus de arritmia que vão exigir desde um acompanhamento médico, uso de medicamentos ou casos em que é preciso colocar marca-passo.
Sinais
A arritmia é considerada uma doença silenciosa, mas há alguns sinais que devem ser observados e investigados pelo médico. Segundo Secomandi, sintomas como palpitações, dor no peito, taquicardia, tontura ou falta de ar devem ser levados em conta e relatados ao cardiologista.

Publicado em: 3 de setembro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×