
Por Maria Salas
Na noite desta sexta-feira (4), a escritora mogiana Amair Campos faz o lançamento da obra “Campo Minado: Uma História de Amor e Guerra”, das 19 às 21 horas, na biblioteca do Centro Universitário Braz Cubas “Professor Maurício Chermann”, em Mogi das Cruzes. Na opotunidade, ela irá autografar a sua mais recente obra.
O livro retrata a vida e a trajetória do último expedicionário mogiano na Segunda Guerra Mundial, Paulo Pereira de Carvalho, que morre aos 101 anos, em 2023. “Campo Minado”, segundo a autora, é “uma obra emocionante que fala sobre a vida do pracinha Paulo Pereira, que, antes de falecer, compartilhou sua incrível história”.
“Como membro da Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial, Paulo viveu experiências que moldaram não apenas sua vida, mas também a história do nosso País”, diz a escritora, que “mergulhou” na rica narrativa de Paulo, transformando as memórias dele em um romance que é, ao mesmo tempo, pungente e inspirador.
Por meio de uma prosa envolvente, Amair Campos, mebro da Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras, a AMHAL, apresenta ao leitor um relato que, embora romanceado, é fiel à essência das vivências de Paulo.
Paulo Pereira de Carvalho nasceu em Cristina, Minas Gerais, no dia 3 de novembro de 1921. Aos 12 anos, ele se mudou com a família para Mogi das Cruzes. Após servir o exército, foi convocado para a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para combater na Segunda Guerra Mundial.
“O livro é uma leitura recomendada para todos que desejam entender mais sobre amor, coragem e os desafios enfrentados em tempos de guerra”, conta a escritora Amair.
O Centro Universitário Braz Cubas está localizado na Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.233, no bairro do Mogilar.

Amair Campos é a escritora de “Campo Minado: Uma História de Amor e Guerra”














