terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Campanha “Fique Sabendo!”: Saúde de Suzano promove ações de prevenção ao HIV até 1º de dezembro

A Secretaria de Saúde de Suzano dará início nesta segunda-feira (24) à campanha “Fique Sabendo!”, que intensificará as ações de prevenção e testagem rápida para HIV até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. De segunda a sexta-feira (28), das 8h às 15h, as atividades serão reforçadas nas unidades da Atenção Básica, Especialidades e Rede de Atenção Psicossocial (Raps). No sábado (29), no mesmo horário, será realizado o “Dia D” da mobilização em nove postos de saúde, incluindo as USFs Suzanópolis e Jardim Revista, e as UBSs Dona Benta, Colorado, CSII, Casa Branca, Palmeiras, Parque Maria Helena e Tabamarajoara.

Os endereços das UBS e das USFs podem ser encontrados por meio do link bit.ly/EnderecosUBS. Já os munícipes que preferirem se deslocar para os equipamentos do setor de Especialidades, podem procurar a Clínica da Família Dr. André Cano Garcia (avenida Jaguari, 37 – Cidade Boa Vista) ou a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos (rua Kazuo Kajiwara, 91 – Parque Santa Rosa).

Na Raps, a campanha será proporcionada nos Caps Alumiar (rua Otávio Miguel da Silva, 187 – Jardim Imperador), Devir (rua Barão do Rio Branco, 315 – Vila Costa) e e AD (rua Dr. Deodato Wertheimer, 33 – Vila Costa). As ações ainda serão ofertadas na sede do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que fica na rua Otávio Miguel da Silva, 323, no bairro Parque Suzano.

Em todos estes locais, haverá testagem rápida, por livre demanda, para HIV e sífilis, além de distribuição de insumos de prevenção (preservativos internos e externos, e texturizados, e gel lubrificante). Ainda serão compartilhadas orientações para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com indicação dos procedimentos relacionados ao início de tratamento dos casos positivos de sífilis, assim como será garantido encaminhamento dos casos positivos de HIV ao SAE/CTA.

O público-alvo será a população mais vulnerável, que incluem os homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.

A coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis ISTs/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que a iniciativa abrange os aspectos que devem ser trabalhados no que se refere ao tema. “A campanha pretende conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV, ofertando a testagem às populações mais vulneráveis”, pontuou a coordenadora.

Por sua vez, o secretário de Saúde, Diego Ferreira, afirmou que a atividade valoriza mais uma importante iniciativa do calendário da saúde. “Como temos feito em todos os meses, abraçamos mais essa campanha, que traz recomendações importantes sobre o HIV. Reforçamos as ações na rede municipal, para que a população possa tirar dúvidas e realizar os testes, de forma a garantir a prevenção e o tratamento que se fizer necessário”, declarou o chefe da pasta.

 

 

 

Publicado em: 23 de novembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo