terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Projeto altera CLT e institui o salário-paternidade (Foto: Senado Federal)

Câmara dos Deputados aprova aumento gradual da licença-paternidade para até 20 dias

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) o Projeto de Lei 3935/2008, que amplia de forma gradual a licença-paternidade no país, podendo chegar a 20 dias. A votação foi simbólica, com voto contrário do partido Novo. A proposta agora segue para o Senado.

O texto prevê que a licença será de 10 dias no primeiro e segundo ano de vigência da lei, 15 dias entre o segundo e o terceiro ano e 20 dias a partir do quarto ano, condicionada ao cumprimento das metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Se a meta não for alcançada, o prazo de 20 dias só passa a valer no segundo exercício financeiro seguinte.

O projeto também permite a divisão da licença em dois períodos, mediante solicitação do empregado, e determina que a licença de 120 dias será concedida apenas em caso de falecimento materno. Para casos de adoção ou guarda de crianças com deficiência, a licença-paternidade e o salário-paternidade passarão de 30 para 60 dias, com implementação escalonada até o quinto ano de vigência da lei.

O projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e institui o salário-paternidade, equivalente ao salário-maternidade, com pagamento pelo INSS, exceto para empregados de empresas que arcam diretamente. O financiamento virá do Regime Geral da Previdência Social, com impacto fiscal estimado em R$ 2,61 bilhões em 2026.

O relator, deputado Pedro Campos (PSB-PE), afirmou que “nenhum direito é mais fundamental do que o de nascer cercado de cuidado”. Segundo ele, o tema é discutido desde a Constituinte de 1988. O partido Novo se posicionou contra a proposta. O líder Marcel van Hattem (Novo-RS) afirmou que a ampliação da licença “preocupa o mercado de trabalho” e pode afetar micro e pequenas empresas. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) rebateu afirmando que os recursos são provenientes da Seguridade Social.

Publicado em: 4 de novembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo