terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação PMMC

Câmara de Vereadores atualiza lei e garante novos direitos aos feirantes de Mogi das Cruzes

A legislação que regulamenta as feiras livres da Cidade foi atualizada nesta quarta-feira (3), com a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 146/2025, durante sessão realizada pela Câmara de Mogi das Cruzes. A proposta, que altera a Lei nº 3.085/1986, recebeu três emendas da Comissão Permanente de Justiça e Redação do Legislativo antes de ser aprovada em plenário. O objetivo é modernizar as regras e atender às demandas dos trabalhadores do setor.

Uma das principais mudanças trata da sucessão das licenças. Agora, em caso de morte ou incapacidade do titular, o direito poderá ser transferido ao cônjuge ou companheiro que atenda aos requisitos do Código Civil, ou ainda a pais e filhos, priorizando os parentes mais próximos. A transferência, no entanto, não será considerada herança e deverá ser solicitada formalmente em até 60 dias, respeitando as exigências da administração municipal.

Outra alteração aprovada concede perdão de dívidas antigas de feirantes com o município, vencidas há mais de cinco anos e até o limite de R$ 30 mil. Já a terceira emenda reforça a proibição de transferência do direito de uso de bens públicos para terceiros, salvo nos casos em que houver lei específica autorizando.

Durante a votação, vereadores destacaram a relevância das mudanças. “Entendemos os objetivos da prefeita e amadurecemos o projeto por meio das emendas. Isso vai ajustar as necessidades, modernizando e deixando as burocracias inúteis para trás”, afirmou Mauro Araújo (MDB).

Vereador Vitor Emori (Foto: Divulgação CMMC)

Eduardo Ota (Pode), que é filho de feirante, também se posicionou. “Tenho certeza que a mudança vai dar mais tranquilidade para nossos trabalhadores”, disse. Já Vitor Emori (PL) ressaltou os impactos sociais da alteração: “Conhecemos vários feirantes e, quando o titular morre, as famílias ficam sem renda. Essa atualização era muito importante para regularizar a situação”.

Publicado em: 3 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo