terça, 20 de maio de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Mogi das Cruzes pode ter Polícia Municipal? Câmara aprova proposta e debate impacto na segurança (Foto: Reprodução Internet)

Câmara de Vereadores sugere a criação da Polícia Municipal em Mogi das Cruzes

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, nesta quarta-feira (5), uma indicação sugerindo que a prefeita Mara Bertaiolli (PL) avalie a possibilidade de mudar o nome da Guarda Civil Municipal (GCM) para Polícia Municipal. A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão de Justiça do Legislativo, vereador Felipe Lintz (PL), e aprovada por unanimidade.

O tema gerou debate entre os parlamentares e atraiu agentes da GCM que ocuparam as galerias do plenário para demonstrar o apoio à iniciativa. Segundo Lintz, a mudança daria mais poder de polícia à corporação, permitindo melhor estrutura e ações mais efetivas contra a criminalidade, incluindo prisões em flagrante. O vereador afirmou que já discutiu o assunto com o secretário municipal de Segurança, coronel Ito, e está à disposição da prefeita para viabilizar a proposta.

“A Guarda já exerce esse papel na prática. Nada mais justo do que oficializar essa transição e avançarmos para a Polícia Municipal”, defendeu Lintz. Ele destacou que a Câmara quer ser parceira nesse processo e que a mudança traria mais segurança à população.

A iniciativa surge após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar, no mês passado, que as Guardas Municipais atuem no policiamento ostensivo e comunitário, realizando prisões em flagrante, mas sem poder de investigação. Cidades como Itaquaquecetuba e Suzano já adotaram medidas para essa mudança, seguindo a decisão do STF.

O vereador Mauro Araújo (MDB), que também é advogado, apoiou o debate, mas alertou que a regulamentação da lei ainda é necessária. “Temos mais dúvidas do que certezas. Não basta apenas trocar o nome, é preciso seguir a Constituição e garantir que a Guarda tenha estrutura para exercer suas funções de forma efetiva.”

Outro que se manifestou foi o vereador Iduigues Martins (PT) reforçou a importância de oferecer melhores condições de trabalho aos guardas, como viaturas, armamento, combustível e rádios de comunicação.

Apesar de concordar, o vereador Otto Rezende (PSD) questionou o papel da Polícia Militar com essas mudanças para evitar o enfraquecimento da corporação na Cidade, que nos últimos anos vem sofrendo com o aumento do déficit de efetivo para fazer o trabalho de segurança. Por isso, ele afirma que é preciso continuar o trabalho junto ao governo estadual para pedir reforço no efetivo de policiais da cidade.

Com a aprovação da indicação, o pedido segue agora para análise da prefeita Mara Bertaiolli, que decidirá se encaminhará um projeto de lei formalizando a mudança. Cabe lembrar que as mudanças na denominação da GCM já está sendo promovida nas cidades de Suzano e Itaquaquecetuba.

Publicado em: 5 de março de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo