
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (3), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou dois projetos de lei voltados à valorização de tradições culturais e esportes inclusivos na cidade.
O primeiro deles, o projeto de lei de autoria do vereador Otto Rezende (PSD), insere oficialmente a Festa em Louvor a São Pedro no Calendário Turístico de Festividades do Município. Realizada no bairro Jardim São Pedro, no distrito de César de Souza, a tradicional festa chegou à sua 56ª edição em 2025, mobilizando milhares de fiéis em atividades religiosas, culturais e beneficentes. Organizada pela Paróquia São Pedro Apóstolo com o apoio da comunidade, a celebração também inclui a tradicional quermesse, cuja arrecadação é destinada a projetos locais.

Vereador Otto Rezende (Foto: Divulgação CMMC)
“A aprovação do projeto reforça o reconhecimento da relevância cultural e social da Festa de São Pedro para o município. Eventos como esse ajudam a manter vivas as tradições dos bairros mogianos”, destacou Otto Rezende.
Na mesma sessão, foi aprovado o projeto de lei que institui o Dia Municipal do Parataekwondo, a ser celebrado anualmente em 16 de junho, em alusão ao primeiro Campeonato Mundial da modalidade, realizado em 2006, na Coreia do Sul. A proposta é de autoria dos vereadores Johnny da Inclusão (Avante) e Marcos Furlan (Podemos), que destacam o papel do esporte na promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.

Johnny da Inclusão (foto: Divulgação CMMC)
“Mais do que formar atletas, o Parataekwondo forma cidadãos e deve ser valorizado como instrumento de transformação social”, afirmou Furlan. Johnny reforçou que a criação da data também ajudará a reconhecer atletas e profissionais, além de incentivar novos praticantes.
A proposta prevê que as comemorações poderão ser realizadas com o apoio do poder público, em parceria com entidades esportivas e organizações da sociedade civil.














